sábado, 17 de junho de 2017

Carregar dinheiro faz gastar?

Olá amigos, 

Esta semana me chamou a atenção que, quanto mais dinheiro temos disponível, mais fácil é de gastar. Devem haver algumas pesquisas de comportamento do consumidor pra quem se interessar.

Isso é de certa forma conhecimento comum. Quando se tem um monte de dinheiro no bolso ou conta bancária tendemos a prestar menos atenção nos pequenos gastos. Nós somos extremamente mal preparados para pensar no futuro, por isso quem melhora de vida tende a aumentar a inflação pessoal.

Mas há modos de controlar isso melhor, se observarmos algumas coisas.

Primeiro que tipo de dinheiro gastamos, se é papel ou no cartão. Segundo o que ouvi, as pessoas gastam mais dinheiro tendo um cartão de crédito no bolso do que tendo uma nota, pela sensação de perda que causa entregá-la. Desta forma é melhor andar com pouco dinheiro do que com um cartão de limite maior se você não quiser gastar.

Sempre tive o costume de andar sem nenhum dinheiro e isso as vezes me prejudicava. Algumas vezes acabava longe de casa tendo que andar alguns kilometros, sem grana pra comer algo ou tirar uma fotocópia. Mudei isso no Brasil carregando 10 reais no bolso. Era meu limite. Mais que isso eu via evaporar, pelo simples fato de ter. Sei que hoje em dia 10 reais pode não ser o suficiente no Brasil destruído pelos socialistas.

Aqui em Portugal carrego 5 euros. É o suficiente para qualquer necessidade que possa surgir. Minha esposa tem o costume de carregar mais e por isso gasta mais, sobretudo no supermercado. A diferença entre ir com 15 ou 30 euros no mercado é visível. Você VAI comprar algo desnecessário. Aqui cabe o parêntese de que, como carrego pouco dinheiro acabo conprando só o "basicão" no mercado e algumas coisas acabam fazendo falta rs.

Uma coisa que implementamos foi anotar um limite por mês dos gastos variáveis em um calendário na cozinha. A cada gasto, diminuímos o valor disponível mensal. Mas isso por si só não adianta muito. Se sair de bolso cheio, voltaremos com sacolas e só vai restar aumentar o limite como é hábito do brasileiro endividado. Este mês vamos extrapolar os 200 euros na alimentação. Falta só 25 no caixa.

Não tem problema... Já faz um tempo que temos de aumentar o limite pra 250. Com nós dois trabalhando voltou a sobrar dinheiro, inclusive para um modesto aporte na reserva de emergência em euros.

Sugiro a todos pensarem nos "furos no balde" que são os pequenos gastos, e em como  a quantidade/tipo de dinheiro que você carrega influem nisso. 

6 comentários:

  1. Eu ando com uns 50 reais, mas raramente, nem para lanchar...

    A ideia de fazer a lista de gastos é boa, uma de minhas planilhas é dessa forma. Uso-a como uma espécie de "Livro Razão", e depois faço a comparação com o "Orçamento Padrão" (o planejado). Tudo isso para melhorar o controle das coisas...

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, utilizar a planilha, e controlar através de uma tabela sempre visível te torna bastante eficiente pra não estourar o orçamento.

      Sucesso amigo

      Excluir
  2. Ola CF,
    Você teria como me indicar uma corretora low cost na Europa para que eu possa investir em ETFs baseados na Irlanda?
    Obrigado por qualquer ajuda,
    Data160

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Data, não posso indicar pois não conheço nenhuma. Talvez seja melhor ver aquelas dos USA, onde você tem acesso a todos os mercados do mundo. Acho que o Viver de Dividendos tem boas dicas para o amigo.

      Excluir
  3. No campo da Economia Comportamental, não me recordo sobre pesquisa de gastos extras devido ao valor das notas que os consumidores carregam. Mas em relação a dinheiro e cartão existem diversas. No entanto, a ausência de pesquisas acadêmicas não significa ausência de veracidade.

    Apesar da ausência da chancela acadêmica, a observação de comportamentos como estes acima mencionados por você fazem sentido para mim. O empirismo rotineiro, analisando eu e meus pares, me faz chegar a mesma conclusão: o efeito psicológico de carregar notas maiores ocasiona na sensação de conforto para arcar com gastos além do necessário.

    Por isso, que o velho Oráculo de Omaha, Sr. Buffet, já alertava em sua sabedoria: primeiro se pague (invista), depois pague os outros (consuma).

    Abs CF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu arrisco pensar que hoje em dia com o meio acadêmico e científico totalmente infiltrado por financiadores de interesses podres, são os piores lugares para se procurar a verdade sobre um assunto.
      Buffet está correto. Pagar-se primeiro é muito importante.

      Excluir