terça-feira, 4 de outubro de 2016

Como juntar dinheiro e viver bem ao mesmo tempo

É muito chato ser pobre. É terrível e todo mundo pode vir com exemplos do porquê, por isso não vou me aprofundar.
 
Uma das coisas que a gente faz quando tem ali vinte e poucos, trinta anos é olhar ao redor e não ver saída, e com alguma reflexão chegar à conclusão de que não existe perspectiva de melhora. Se meus pais trabalharam tão duro e são pobres, como vai ser diferente para mim se está cada vez mais difícil? Realmente não vai. Cometendo os mesmos erros e mantendo a mesma atitude vai chegar ao mesmo lugar. Fazer diferente nunca é certeza de dar certo, mas fazer igual inevitavelmente vai levar ao mesmo lugar.
 
Essa perspectiva negativa ou na melhor das hipóteses, de uma vida chata e cheia de privações é aterradora. Saber que não vai casar com a maior gata e dirigir um carrão, mas pelo contrário, ficar imerso em um ambiente estúpido e entupido de financiamentos, leva muitos a torrar até o último centavo em prazeres momentâneos, cervejada, putaria e aquela coisa toda que destrói o patrimônio. Quais são as opções? Viver como um zumbi aportando cada centavo, ou torrar tudo e ver no que dá já que não tem esperanças de dias melhores parecem ser o mais discutido.
 
A vida não é uma linha reta e haverão momentos onde fazer um grande esforço e abrir mão de qualquer diversão pode ser necessário, e outros onde simplesmente vale a pena gastar e se divertir, afinal a vida é uma só. Administrar estes momentos cabe a cada um, avaliando em cada momento está de sua vida e quais são suas necessidades, levando em conta o trade-off (cada escolha uma renúncia).
 
Após bons anos de reflexão, vi que existe uma escolha ótima de se usar dinheiro. Aplicar de algum modo ROI em cada centavo que for gasto. Todo dinheiro que se usar, tem que causar máximo retorno, e isso não quer dizer que você deve deixar de tomar um sorvete pra por dinheiro no banco. Quer dizer que (pelo menos pra quem quer um dia ser rico) investir dinheiro serve pra você ter mais dinheiro no futuro, para poder gastar mais e melhor, e não para simplesmente acumular um monte de papel.

Assim só existe uma coisa a se levar em conta quando a questão for diversão. Todo gasto que você tiver ligado à ela tem que lhe dar algo perene em troca, seja conhecimento, melhorar em algum aspecto ou mesmo gerar dinheiro. Sendo assim exclua atividades inúteis de sua vida e o retorno vai ser mais rápido.

Quem se diverte fazendo algum esporte ganha saúde em troca, as vezes amigos. Quem se diverte lendo e estudando ganha conhecimento. Quem se diverte cozinhando ou construindo algo muitas vezes recebe até dinheiro por seu "hobbie" além de desenvolver uma nova habilidade e se tornar uma pessoa mais valiosa.

Você não deve parar de assistir seriados e jogar videogame (eu gosto de dormir), a gente precisa descansar a cabeça, mas se as atividades que mais lhe consumirem dinheiro e tempo livre na semana forem as mais inúteis, mude. Aliás, diminua os "passatempos". Não existe nada pior para o patrimônio que um "passatempo" porque tempo é dinheiro e você está colocando o seu fora.

Se pergunte várias vezes ao dia "estou fazendo algo útil?" Se a resposta for "não" muitas vezes, pode até anotar se quiser, o resultado em pouco tempo vai ser você mesmo ser um inútil. A gente se sente útil quando saber fazer algo entre quem não sabe, e dependente quando não sabe.

Todos os dias antes de dormir a gente tem que se perguntar o que aprendeu de novo e o que pretende aprender ou em que ficar melhor no dia de amanhã. Isso invariavelmente vai lhe fazer gastar menos, poupar mais e ser feliz.

Em um primeiro momento, desenvolver-se te dá poder de poupar dinheiro, pois não depende tanto dos outros para executar suas atividades. Se você domina um assunto, faz sozinho e não precisa mais de um tutor.

Quando você se desenvolver em algo a ponto de seu hobbie gerar dinheiro, você será uma máquina de acumular patrimônio, pois vai aumentar o número de horas em que gera dinheiro sem abrir mão de uma vida feliz.

Próximo post sobre as pessoas que devemos excluir da vida.
 

10 comentários:

  1. "Todos os dias antes de dormir a gente tem que se perguntar o que aprendeu de novo e o que pretende aprender ou em que ficar melhor no dia de amanhã."

    Muito bom o comentário. É de se pensar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Do que adianta juntar todo o dinheiro possível na juventude para na velhice gastar tudo com remédios?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara fica infeliz, porque não faz diferença se o cara passa o dia inteiro pensando em dinheiro. Mesmo que consiga, imagina alguém que só juntou dinheiro e passou a vida em branco...

      Abraço!

      Excluir
  3. O problema é achar que tem que ganhar bem e poupar muito pra poder ter uma "vida de sonhos".
    Mesmo a pessoa que ganha pouco e poupa 10% da renda, não faz dívidas e não paga juros do cartão de crédito está melhor que 90% da população.
    O ideal é ganhar bem e ter uma alta taxa de poupança. Mas mesmo que ganha pouco, poupa pouco, mas não se endivida, já terá a longo prazo uma vida financeiramente mais tranquila.
    Uma pessoa que ganha 2 salários mínimos e poupa 160 reais por mês por 35 anos num país de juros altos, acumulará o suficiente para triplicar seu padrão quando se aposentar.
    Não pode é ganhar pouco, poupar pouco e ficar sonhando com viver de renda. Tem que ter o pé no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até um dinheiro não gasto (pelo menos o mal gasto) é um dinheiro ganho. É importante ter o hábito de cuidar de pouco dinheiro, ou nunca vai chegar no "dinheiro grande".
      Os juros compostos ajudam muito. Viver de renda é difícil mas alcançar conforto financeiro nem tanto.

      Excluir
  4. Cf boa noite, tudo bom?
    Teria algum email q podia comunicar com vc?

    Gostaria de algumas opiniões.

    Anônimo perdido.

    ResponderExcluir
  5. CF,

    Excelente!

    Uma das melhores coisas a se fazer é encontrar atividades que te desenvolva como pessoa. Aliás, como é difícil, às pessoas, perceber que o desenvolvimento pessoal faz bem para a cabeça, o corpo, relacionamentos e o bolso.

    A busca pela IF é um sintoma de alguém que quer desenvolver-se como pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Você com 30-32 anos, sente alguma diferença no corpo em comparação quando tinha 20-22 anos?

    Dizem que a mudança é minima, se for percebível.

    Uma pessoa de 40-42 acho que as mudanças começariam a ficar mais na cara, mas mesmo assim nem tanto.

    ResponderExcluir