quinta-feira, 9 de junho de 2016

Não empreste dinheiro sem garantias! (- R$ 30.000)

Ano passado escrevi um post sobre agiotas (clique aqui). e continuo com as mesma opinião. Não considero errado (também não recomendo a ninguém pegar empréstimos), o grande problema é não ter garantias de receber seu dinheiro de volta. Nesta nova anedocta familiar, contarei como minha mãe perdeu mais de 30 mil reais e nunca mais vai recuperar.

Desapontado com quem repete os mesmos erros.


Já contei como meu pai advogado-porta-de-cadeia sempre foi pilantra e usou minha mãe e sua família para bancar seus trambiques (meu avô fez um bom patrimônio pois era pão duro, trabalhava como louco e fazia bons investimentos imobiliários). O cara já tentou de tudo e nada deu certo, o que é bastante lógico. O que é ilógico é emprestar dinheiro, e até mesmo se relacionar com pessoas incompetentes que incorrem aos mesmos erros sempre. Já tentou ter uma grande empresa que quebrou arrastando uma boa parte do patrimônio dos meus avós e o nome da minha mãe, dentre outras coisas, mas o mais impressionante contarei a seguir.

Alguns anos atrás meu pai botou chifre em minha mãe e eles finalmente se separaram. Achei que isso seria ótimo pra vida dela como foi para mim sair de casa (em boa parte até foi), mas em parte quebrei a cara com minhas expectativas a ela.

A grande ironia era que eles haviam recém construído sua casa própria, em um bairro altamente valorizado de uma micro-cidade colada na que morávamos (eu vivia sozinho na época), Ela teria direito à metade do valor investido caso meu pai quisesse viver na casa e permitiu que ele ficasse lá. Ele até assumiu a amante como mulher oficial (a algum tempo ela morreu) para vergonha eterna da minha mãe, com um "compromisso" de lhe pagar a metade da casa ao longo dos anos, sem juro algum nem contrato. Nem preciso dizer que ele pagou só por um tempo (o equivalente a 30k).

Minha mãe crê ter um trunfo, a casa está em nome do meu irmão vagabundo e perdedor que é "sócio" de meu pai em uma empresa lixo de venda de produtos de informática que funciona nessa casa. Sócio em termos, pois está tudo em nome de meu irmão (inclusive empréstimos) já que meu pai tem o nome sujo. Portanto ela pode mentir para si mesma que a casa é dela e ela só deixa ele viver lá de favor (enquanto ela sempre pagou aluguel). Na verdade ele não tem nem obrigação de pagá-la, pois com a empresa lá nem mesmo que ela quisesse poderia tirá-lo lá de dentro. Meu irmão só dorme e come na casa dela, nunca lavou um prato nem a cama e sempre pediu dinheiro pra tudo.

Como o velho é manipulador e ela imbecil, a combinação pode ser explosiva. Ele pediu os 30k para pagar supostas dívidas da empresa para que meu irmão não ficasse com o nome sujo também. Apelou pro lado emocional e ela caiu. Também disse para ela não contar nada ao meu irmão. Hahahahaha um golpe perfeito. A velha emprestou. Ficou sem casa, sem dinheiro e pagando aluguel. Exatamente como eu disse que ocorreria e tanto adverti. Ela poderia ter colocado a casa à venda e ele seria comprador preferencial caso quisesse e pudesse mesmo pagar a casa, mas preferiu fazer tudo informalmente e se deu mal.

Quando eu soube de mais essa.


Já levei muitas pancadas por me esforçar muito, conversar e advertir, e ela fazer o oposto inclusive do que me prometeu que faria. Foram inúmeras as vezes. Sempre perdeu dinheiro. Com o tempo fui vendo que as pessoas são pobres não por ter empregos lixosos mas por cometer erros, fazer escolhas imbecis e perder dinheiro. O cérebro humano é péssimo pra lidar com dinheiro e confunde emoção com números.

É engraçado ver como as pessoas se acham espertas e ignoraram conselhos de pobretões que sabem usar dinheiro e acaba sempre ocorrendo uma catástrofe. O resultado disso tudo é que tenho menos da metade da idade da velha e um patrimônio que me permite viver tranquilamente. Ela já colocou a chance de ter casa própria fora quatro ou cinco vezes e vive de salário em salário. Aliás vive no interior, recebe uns 3000 reais e gasta tudo pois sustenta meu irmão. Já a vida dela se restringe a comer pão com manteiga e assistir novelas.

Minha cara ao saber que minha mãe gasta 3000 reais
e leva uma vida de salário mínimo.

Esse meu irmão a vida inteira colocou dinheiro fora. Lembro que queimou o video-game de um camarada quando criança e minha mãe pagou. Bateu carro dos outros e minha mãe pagou. Abandonou a faculdade que era paga por um empréstimo que minha mãe fez. Já se meteu com drogas e minha mãe teve que pagar a dívida (!!!!!!!!!!!!). Um verdadeiro lixo. Mesmo assim come de graça, não ajuda em nada e nunca pagou um aluguel na vida.

Ano passado ela recebeu sua parte da herança do meu avô, que lhe permitiria viver tranquilamente caso vivesse só dos rendimentos, mas tenho medo que venda e coloque fora coisas por descuidos. Algumas coisas não posso contar por segurança, mas por exemplo não cobrar aluguel do campo alugado sem contrato ao seu irmão vaqueiro. Felizmente o cara é bastante correto (não, eu jamais faria algo sem um bom contrato). Também ter micro-apartamentos no nome dela e da irmã que tem o esposo como corretor e o cara ser vagabundo ao extremo.

Sua irmã (minha tia) nunca soube usar dinheiro, sempre pagando as contas atrasadas e pedido pro meu avô pra cobrir buracos (minha mãe sempre fez igual com os prejuízos causados pelo meu irmão). Ela tem vergonha de pedir à minha avó depois que meu avô morreu, portanto estou com medo que minha mãe empreste dinheiro pra essa tia. A herança que receberam do meu avô em poucos anos vai desaparecer e eu sou responsável para que isso não ocorra. Por exemplo elas receberam uns lotes, e mesmo tendo um irmão engenheiro que constrói casinhas essa tia quer vender os terrenos dela para manter seu padrão de vida acima de seus ganhos. Eu só não compro pois ela quer o preço de mercado, mas em breve vou oferecer a metade e ela provavelmente vai aceitar.

Não se deve emprestar dinheiro. Você não é banco. Se for emprestar, que seja um valor baixo o qual você não vá se machucar caso não devolvam, por um prazo pequeno e nunca mais emprestar se a pessoa não devolver.

Minha reação quando me pedem dinheiro.


Outra coisa é se relacionar com pessoas fodidas financeiramente. Já falamos disso aqui, pessoas de sucesso se relacionam com quem tem sucesso, não com quem deve pra todo mundo e não pode pegar empréstimo no banco.

Então meus caros, esses pedidos quase sempre vêm de amigos ou familiares. Pessoas que geralmente temos afeto ou nos sentimos mal em negar pedidos. Eu sempre repito aqui: "ajude as pessoas mas não ponha o fardo dos outros nas suas costas". Lembre que cada real que você der é um real (e seus juros) a menos que seus filhos receberão no futuro. Ficar rico cabe a você e suas escolhas.

Existem pessoas que não sabem usar dinheiro e o colocam fora sempre que tem chance. O livro O Homem Mais Rico da Babilônia explica muito bem isso. Infelizmente na nossa cultura socialista imunda ocorre algo que me deixa horrorizado: Sanguessugas passam a vida inteira mamando em quem produz e se você se nega a ajudar te tratam como um pão-duro cretino. Como disse o Maluco Beleza Finanças, os mais vagabundos são os que mais recebem atenção dos pais.

É sempre legal falar um pouco mais sobre nossas vidas. Ah, como o Burguês Inglório conseguiu adivinhar, estamos vivendo em Portugal. Depois falo mais.

Grande abraço e até a próxima!

19 comentários:

  1. Grande CF,

    Ja imaginava que voce estaria neste pais, pensei em segundo e terceiro lugar Espanha e Italia.

    Sobre emprestimos: Emprestar para a familia sem juros significa perder dinheiro.

    Meu caso: Tenho muito medo de perder dinheiro, mas tenho quase 5% do meu patrimonio alocados nesta modalidade.

    Para quem eu empresto? Para dois colegas empresarios, um com salario mais alto, outro com salario igual o meu, pessoas proximas, mas wue sao colegas, o que nao permite intimidades quando se trata de dinheiro.

    Garantias? Palavras e cheques no valor do emprestimo.

    Tempo: Esta a meu favor. A cada mes eu recebo parte do que investi como juros, entao no pior dos cenarios meu prejuizo real (dinheiro que saiu do meu bolso) diminui a cada mes.

    Prazo: Sou extremamente controlado. No mesmo dia do pagamento, final de tarde, se nao caiu em conta eu ligo para saber se houve algum problema. Precisa postergar? Nao tem problema. Quanto mais voce pagara?

    E nao se trata de exploracao e nem que eu ganhe muito deles com isto: Primeiro que foram eles que pediram (eu nao ofereci) e as taxas foram acordadas em conjunto: Um pagava 3,5% pra usar cartoes e me ofertou 3% pra eu financiar o negocio dele. Aceitei.

    O outro faz grandes compras para a empresa, e consegue negociar descontos pelo volume, entao, o que ele me paga de juros no mes no minimo ele recebe 4, 5 vezes mais.

    Ou seja, contar com os bancos significa burocracia e taxas, IOF, garantias e o tempo demora demais para a liberacao.

    Meu caso e uma mao lavando a outra, eu ajudo eles, eles me ajudam.

    Se tudo der errado amigo, ai com certeza perderei de 10% a 20% do valor, pois justamente venderei a divida (os cheques) ...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter os cheques é muito importante. Acho que 5% do patrimônio é uma quantidade interessante pra essa modalidade.

      Excluir
    2. Interessante! Não entendi bem a garantia dos empréstimos, os cheques em questão funcionariam como ?

      Excluir
    3. O prestamista fica com cheques pra provar que o cara deve dinheiro. Ae espera o começo do mês quando o cara recebe o salário e o desconta no banco, caso o devedor não pague.
      Não é perfeito mas é uma segurança a mais.

      Excluir
  2. Sobre a familia: Imagino o quao estressante deve ser este seu controle e o papel de ser quem nao deixa o patrimonio secar.

    E muito complicado ensinar educacao financeira, entendo perfeitamente a sua luta.

    Tenho uma tia, que gosto muito, na mesma situacao: 2 anos antes vendeu um veiculo pouco rodado muito abaixo da tabela (3, 4 mil) por que arranhou o carro e o conserto seria uns 2 mil, e o carro era completo (eu nao comprei pois realmente sou muito proximo e nao quis ganhar dinheiro em cima da minha propria tia / tio.

    O veiculo era financiado, pagaram varios anos, se custava 40 mil a vista, ficou por 70 mil com os juros.

    Pegaram la seus 32 mil.

    Pensei: Otimo. Agora podem comprar um veiculo semi-novo, e ainda sobra dinheiro para guardar.

    Ledo engano ... Financiaram outro carro zero!!!

    Ficaram 5 anos pagando e entraram em mais uma divida, nao entra na minha cabeca.

    Por um processo judicial, receberam cerca de 300 mil numa acao ganha, o advogado deve ter levado 50% do valor ... Que honorarios sao estes???

    Ao inves de comprar uma casa e sair de uma vila onde moram, compraram um sitio para 'plantar cafe e ganhar dinheiro'.

    Quase toda semana viajam 5 horas para ir no sitio.

    Este ja foi roubado umas 5 vezes, com prejuizos de 1 mil ate 5 mil, onde foram roubados peixes do tanque, frutas do pe, e principalmente maquinarios.

    Meu tio pagou adiantado um pedreiro para fazer uma casa no sitio, uns 5 mil, o cara sumiu. Quem paga pedreiro adiantado???

    Os gastos la sao tao altos que a venda do cafe nao paga, e eles continuam insistindo no erro.

    Eu desisti mesmo.

    Inclusive este tio foi o que fez minha obra, contratou o pedreiro pilantra que acionou a obra na justica e que fez ele ter que oagar 6 mil, e eu pra ajudar gastei 3 mil do meu bolso.

    Apos, indo para o sitio, foi o que bateu minha pickup e perdeu o dinheiro da franquia, que pagou pra mim (ainda eu ficarei com prejuizo quando for vender o carro batido, felizmente foram coisas trocadas e que nao comprometeram o carro, mas e batido).

    Tomou multa com meu carro, ultrapassagem proibida, quase 1 mil reais, estou esperando virar multa pra enviar pra ele pagar.

    Nos barracoes de aluguel que ele tem, um saiu devendo 3 meses de aluguel e detonou o barracao, deu a maior confusao.

    Outro ate jantava na casa dele, era ate constrangedor, faziamos churrasco la e a inquilina entrava no meio, pegava as coisas como se fosse de casa.

    Ela e o marido pilantra sairam com o barracao detonado, sem entregar as chaves e com 3 meses de aluguel atrasado.

    Eu sinceramente desisti, e nao tento ajudar com educacao financeira.

    E igual aquele ditado, pau que nasce torto nunca se endireita.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei onde esses caras tem a cabeça. Após o primeiro erro é pra ficar mais ligado, mas não, continuam cometendo os mesmos erros idiotas e perdendo dinheiro. E pior: adoram dar conselhos de vida e julgar os outros.

      Excluir
  3. Pelo visto sua mãe tem um perfil parecido com a minha: pouca ou nenhuma aptidão para lidar com o dinheiro.

    A diferença é que a minha não tem muito patrimônio, apenas um imóvel onde vive e um salário ridiculamente baixo, então ela não tem muito a perder.

    Mesmo tendo pouco a perder, estou sempre de olho nas contas dela, se o IPTU está em dia, condomínio etc, pois sei que se eu não ficar vigilante, ela simplesmente desanda com as contas e se coloca em risco.

    Também não sou fã de empréstimos. Como o salário dela é pífio, sempre que ela pede eu dou dinheiro, mas faço isso sem qualquer expectativa de que ela me devolva, então tá mais pra doação do que empréstimo rs.

    No entanto, eu só dou o dinheiro quando ela me dá um bom motivo, e depois de transferir eu ainda exijo que ela comprove que gastou o dinheiro exatamente com o que disse que ia gastar quando me pediu.

    É um saco pois sou meio babá financeira dela, que é adulta e deveria saber se virar, mas é melhor ser babá financeira do que deixar ela fazer merda e destruir o pouco que tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra deixar cometerem erros muito feios pois virão se arrastando para encher o saco e te arrastar pro buraco junto. Sempre é necessário conversar e deixar tudo bem claro, e cumprir o que prometer, seja dar dinheiro seja não dar e deixar que morram de fome se for o acordado.

      Excluir
  4. Cara, impressionante como os pais têm um filtro para não escultarem conselho de filhos. Isso acontece sempre, já vi em várias famílias, o cara pode ser médico, o fdp do pai não escuta os conselhos dele. O cara pode ser doutor advogado especialista no ramo, a mãe não escuta os conselhos dele. Não é só com vc. Pais têm alguma coisa burra de não considerar nunca conselhos dos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tem algo a ver com perder autoridade. O ser humano acha que quem dá conselhos é o chefe e quem recebe é o empregado. O cérebro dos pais, mais do que ninguém é programado para não acreditar no filho.
      É parecido com o exército. Você confia nos subordinados, mas desconfia do que eles dizem.

      Excluir
  5. Grande CF....... A dupla mãe + irmão querem nos destruir :-(.... A blogsfera tem um grande problema com isto....

    Fico triste com sua família....... Eles sabem que vc guarda uma grana?

    Minha mãe sabe disto, e eu vou ter que colocar um plano de endividamento virtual..... Falar q tomei um tombo no mercado de ações e agora devo uns 100k....... Ou que comprei algum terreno....só sei que preciso me endividar......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão não imagina, porém vê os resultados, mas ele deve achar que gastei tudo o que tinha agora que saí do Brasil. Um trunfo é que se você for austero as pessoas acham que você é só um pequeno burguês. Ninguém acha que você é ser capaz de se tornar rico de verdade e isso é bom.
      Minha mãe também imagina pois teve papel importante em alguns negócios meus como a venda de uns terrenos.
      Nao da praia ajudar familiar. O que vem de graça o ser humano não valoriza.

      Excluir
  6. É incrível como a mentalidade do povo brasileiro é distorcida. Diariamente passo por situações em que as pessoas pensam que vc é obrigado a ajudar os outros porque vc tem um pouco a mais. E se vc não ajudar é mal visto, como vc disse.

    Aí eu pergunto para uma outra pessoa pq ela não ajuda também. E recebo essa resposta: "Se eu tivesse sobrando, eu também ajudava." Mas como vai sobrar se vc gasta tudo!

    Acho até q a maioria das pessoas não poupa também para não ter a obrigação de ajudar os outros quando eles precisam.

    Outra coisa que é furada também é vc ajudar esse tipo de pessoa esperando um retorno no futuro. Isso nunca vai acontecer, porque na cabeça delas "Ele ajudou porque pode, tem sobrando."

    O jeito é fazer como vc disse. Se cercar de pessoas que tenham mentalidade de sucesso, mesmo que sejam mais humildes. O que a cada dia está mais raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emprestou? Nunca mais vai ter de volta. Eu prefiro perder o amigo que emprestar dinheiro. Se eu puder, dou 10 reais. Mais que isso não tem como. É muito em jogo. É tirar da boca de sua família.

      Excluir
  7. CF,

    Santo Deus, to em choque com essa história!
    É muitoo parecida com a da minha mãe, a diferença é que o cara que traiu ela foi meu padrasto, que é um dos caras que eu mais odeio no mundo. Quando eles se separaram ela ficou com a casa e ele ficou com TODO O RESTO! empresa, galpões para alugar, etc... E ela mal consegue pagar o iptu. Ao inves de ir para um juiz dividir as coisas ela aceitou um acordo proposto por ele de prima e está pagando até os honorarios do advogado que cobrou extremamente caro.
    hahahhaha pois éé, tragicomico.
    Mas enfim, cabe a nós fazer nosso futuro.
    Eu até hoje não consigo superar isso, fico me remoendo e direto acabo brigando com a minha mãe. Não sei como proceder com isso nem mesmo internamente. Não consigo aceitar. Fico me sentindo injustiçado.

    Mudando de assunto, que bom está em Portugal!
    Boa sorte com a nova vida amigo!
    Valeu CF,
    Bons ganhos e um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burguês, também brigo muito com minha mãe, e isso é até feio, pois sou um cara crescido e ela uma velha que devia ser responsável por sua própria vida, mas a verdade é que é irresponsável e só perde dinheiro.
      Fico triste pois não propus nenhuma solução milagrosa ou de lucro certo, apenas disse para ela se por em posições de vantagem, por exemplo, se o velho queria ficar com a casa, é só colocar a venda que ele seria comprador preferencial e teria que pagar, através de um financiamento. Emprestar dinheiro sem nenhuma garantia também foi burrada, mas tem muito mais. A velha não aprende nunca.

      Está muito bom aqui! Aos poucos vou liberando os detalhes do dia-a-dia. Eu renasci, meu amigo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Só tragédia no blogsfera com família....rs...

      Excluir
  8. Rapaiz, vou te falar que tenho uma irmã ( meia, pelo menos isso, por parte de pai ) que sempre viveu às custas dele! Nem pagar uma conta de água ela paga, só reclama, quando ela trabalhava ( já faz mais de 1 ano que foi demitida e não conseguiu outro no cargo dela, e nem procurou outro fora ) o dinheiro todo só gastava, financiou carro e agora não pode pagar, pediu dinheiro pra um irmão dela, a companheira dela idiota q deve ta bancando dela ( sim, ela é sapata! ). Meu pai sempre tomou na tarraqueta, e o idiota nunca teve culhões de por essa sanguessuga fora de casa, viveu sempre aguentando as encheções de saco dela, e eu também. Infelizmente, ele é idoso e minha mãe ( segunda mulher dele ) também é, não saí de casa ainda pra não deixá-la só com ele e a enteada que atormenta a casa. Mas cheguei num ponto que não aguento mais brow, vou viver minha vida, na minha casa, com as minhas regras. Quando eu achar, vou formar a "minha família" e ter finalmente paz e um lar harmonioso.
    Mas a vida é assim, a gente não escolhe em qual família vai nascer né kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer que saindo de casa e construindo uma família ou não, os problemas não acabam. Geralmente só mudam de endereço.
      Faço votos que você construa uma família harmoniosa mesmo assim. Família é vital para construção de patrimônio sólido.

      Excluir