terça-feira, 10 de maio de 2016

Como escolher uma profissão do jeito CERTO.

Hoje o texto é um pouco mais longo que o habitual.

Quando somos jovens (e temos chance) escolhemos nossa profissão de maneira muito mal embasada em critérios. Eu mesmo escolhi a minha porque não sabia o que mais escolher. Não conhecia muito sobre o que a maioria fazia e tinha uma imagem ruim das que hoje me interessam. A única coisa que posso comemorar é que não me tornei advogado, como tanto meus pais insistiram, ou hoje seria um parasita e não teria possibilidade de realizar meus sonhos.

Vamos deixar a questão da oferta x demanda de valor um pouco de lado neste post, mas não totalmente. O foco será a possibilidade de criar mais valor. Segue vídeo sobre o conceito de valor subjetivo que se aplica também à salários de profissões.




Quero entender:

Um professor deseja ensinar cada vez menos alunos, receber mais dinheiro e ter o máximo de folgas. = Amado pela sociedade.

Um empresário quer trabalhar o máximo possível e servir mais clientes. = Odiado pela sociedade.

Simplesmente não tem sentido. Quando o exposto acima for facilmente observável na sociedade, FUJA.

Tudo bem, existem profissões que seguem esta lógica nefasta exploratória de fazer greve por aumentos, como juízes e outros tipos de funças. Mas essa mentalidade te limita a rastejar pra comer por ter um leque muito limitado de opções.

Apesar da má fama, um empresário só fica rico servindo (bem) o maior número de pessoas. Como um empregado vai ficar rico se ele serve só a um patrão? Ele não tem ganhos de escala.

Este não é um post para criticar os funças, é apenas um alerta, jovem pobre: escolha bem sua profissão. Escolha algo onde você consiga gerar mais valor quanto mais trabalhar, como pedreiro por exemplo (melhor ser engenheiro obviamente) e não professor de escola pública ou outras merdas onde você esta preso a um patrão a vida inteira, e nada vai mudar se você trabalhar o dobro.

A vida é parecida com uma "roleta", onde de vez em quando surgem oportunidades. Algumas profissões te deixam mais exposto a elas. Por exemplo, quem vai oferecer uma oportunidade de sociedade em um negócio imobiliário ao porteiro do prédio? Ou mesmo quem vai passar por você ao ver seu trabalho sendo bem desempenhado, e lhe oferecer mais dinheiro pra continuar fazendo aquilo? Ninguém.

Já oportunidades assim surgem toda hora pra profissionais que geram mais valor com seu trabalho. Observe os 4 quadrantes abaixo e verifique em qual deles se encontra atualmente.




Sabia que 95% das pessoas se encontra nos dois quadrantes da esquerda, as quais possuem 5% do dinheiro do mundo, e 5% das pessoas está nos quadrantes da direita, e possuem 95% da grana do planeta?

Não por coincidência, nos quadrantes da esquerda se pagam as maiores alíquotas de imposto, pois os governos menos indecentes querem que as pessoas "façam coisas" como construir casas e gerar empregos, por isso estimulam cobrando menos impostos dos da direita.


Possibilidade de trabalhar mais

No último mês, pensei em um conceito interessante sobre algumas profissões, enquanto pintava o apartamento que alugava e meu kitnet. A possibilidade que algumas delas trazem de fazer seu próprio horário para terminar tarefas, ao invés de trabalhar no torturante “horário comercial”.

Claro que os quadrantes do kiyosaki não se limitam a "profissões". Um médico pode ser empregado ou ter sua clínica. Um construtor também, um professor de línguas, e por ai vai. Mas algumas profissões te dão mais possibilidades de ir pro quadrante que desejar que outras e o problema com o lado esquerdo é que você tem opções limitadas de servir as pessoas.

Um pintor dedicado faz mais grana que 90% das pessoas com diploma no que me formei. Além disso é uma profissão que não exige muito cérebro, nem muita carcaça. Dá pra trabalhar ouvindo música, bem sossegado, além de não ter um chefe te estressando nem medo de ser demitido se fizer alguma bobagem. Aliás, se fizer nunca vai ser séria demais e a responsabilidade é nula.

Serviço nunca falta (sempre vai ter mercado), é só anunciar nos grupos de Facebook, e isso é ótimo pois anunciar é importante e pra esse profissional o custo é baixo.

Assim como um programador de computadores que pode assumir um projeto e trabalhar até de madrugada para termina-lo, o pintor pode trabalhar até o horário de silêncio pra adiantar o serviço e partir pra outra. 

Ele tem mais maneiras de cobrar pelo serviço, como por empreitada ou por dia de trabalho, onde muitos enrolam o cliente pra faturar mais.

Seu lucro é 100% sonegável. O governo não tem como saber o quanto você cobrou se não der nota fiscal e isso é imperativo pra ficar rico pois não divide seus lucros com o estado.

Outra coisa, dá pra aprender tudo pela internet e em 1 mês trabalhando na área. Com a internet você aprende a teoria de quase qualquer coisa. Depende de você pegar a parte prática. 

Diversas profissões "de pobre" podem ser aprendidas assim. O ponto é que ter estas como profissões "de pobre" é uma visão ultrapassada, de quando faculdade no currículo dizia alguma coisa. O importante nessas profissões é que elas te colocam facilmente no quadrante “self-employed” (auto-empregado) ou seja, dono da sua vida, e donos da sua própria vida podem simplesmente não ir trabalhar quando está chovendo ou não estão com saco, e no sentido oposto, podem trabalhar mais pra acumular mais aproveitando melhor as 24h do dia.


Com essa pistola capitalista opressora da pra fazer mais em menos tempo.

No mesmo sentido temos vendedor (exige mais colhões). Os vendedores de carro, por exemplo, fazem mais grana que eu e sempre irão, mesmo que eu tenha 20 anos de empresa e de experiência, porque geram mais valor para mais pessoas. É mais difícil ser bom vendedor do que bom na minha profissão, que qualquer adolescente feio com um bom computador desempenha, falando de modo geral.

Em contraponto as pessoas do quadrante “empregado” estão acorrentadas a trabalhar pra um patrão só, ou seja, ter uma fonte de pagamento principal e ter que barganhar salário com uma só pessoa, além de trabalhar em horários restritos para essa mesma pessoa.

Eu acho tão humilhante ter que pedir aumento que uma vez só o fiz. Meu chefe na época até concordou em me dar pois eu trabalhava como um cavalo e ganhava R$ 800,00 por mês, mas disse que viria depois de dois meses. Dias depois fui renegociar. Ao invés do aumento uma indicação e pedi demissão pra buscar oportunidades numa cidade maior.

Voltando ao assunto, deste modo o empregado não consegue posicionar- para que a sorte (chances) lhe favoreça. Ele não consegue ficar exposto à oportunidades, e acaba indo todo dia trabalhar no mesmo lugar, pelo mesmo salário, dependendo do emprego para sempre e “deixa pra amanhã” a procura por uma oportunidade melhor para sua vida.

Não importa o quão bom você seja, como empregado, irá ser mal pago. Ser empregado tem TETO de salário, seja em empresa privada ou pública, e este é um dos motivos de eu nunca ter buscado um concurso (não tenho capacidade de passar em um com bom salário).


Pede ao chefe um aumento, ganha aumento de trabalho.


Já a pessoa Self-employed está sempre na roleta. Tudo bem que podem haver (e haverão) dias que não vai ter o que comer e vai ter que correr atrás pra pagar o aluguel, mas pra este cara vão surgir oportunidades de trabalhar como uma máquina e juntar dinheiro, e isso é o que te faz sair da pobreza, juntar bolas de dinheiro pra investir.

Tudo se resume em ter uma maior habilidade de criar valor que te renda dinheiro e poder acumular este dinheiro.

Vejam um bom construtor. A possibilidade de se dar bem é alta. Em serviços de uma semana os caras tiram uma boa grana, porque podem trabalhar das 6 da manhã até as 8 da noite. Podem cobrar mais em certas coisas para balancear descontos que deram em outras, enfim, é muito fácil barganhar porque ninguém sabe nada muito de obras. Além dos que roubam material pra construir seus próprios imóveis irregulares pra alugar (o serviço é muito pesado, mas isso não assusta você que paga academia né?).

Esses caras tem mais possibilidade de fazer dinheiro porque não perdem chances de ganhar. Por exemplo, existem muitos serviços de poucas horas ou até minutos onde o cara te paga 100 reais pra fazer, como trocar uma tomada, uma torneira, canos ou alguns parquet. E quando você não sabe fazer, sub-contrata alguém que saiba e vira gerente por um dia.

Já quando você não sabe algo na condição de empregado, ou paga pra aprender e continua ganhando a mesma coisa, ou te demitem e contratam alguém que saiba.

Esse tipo de situação leva pessoas "self employed" com mais coragem a pensar em abrir seus próprios negócios e ir para o terceiro quadrante, o de businessman. Por exemplo, uma pessoa com um ano de experiência em obras pode abrir uma pequena ferragem (nunca na vida vi ferragem quebrar). Trata-se de uma evolução natural em uma sociedade de mentalidade capitalista.

Se você leu este post até aqui e se mantém cético em relação a estas profissões por que a maioria é pobre, lembre que a maioria é medíocre em qualquer profissão. Se você não quer ser medíocre pra sempre e está disposto a trabalhar pra valer, pense a vida toda em criar possibilidades para fazer dinheiro e não apenas em ficar mais eficiente pra manter seu emprego.


Sempre vi o "Lineu" da série Grande Família como o retrato do homem medíocre.

Já notaram que muitas pessoas (eu já me inclui entre elas muito tempo) tem em seu inconsciente coisas como “quando eu tiver experiência na minha área vou pedir emprego naquela empresa foda“ ou “quando eu tiver dinheiro vou investir”, ou "quando me formar vou buscar um salário maior".

DEVE SOBRAR DINHEIRO PARA INVESTIR TODOS OS MESES.
Mesmo que sejam 100 reais ou qualquer outro valor, deve-se criar um cash inflow.

NÃO SE DEVE ESPERAR UMA DÉCADA PARA FAZER SEJA O QUE FOR.
As únicas coisas que caem do céu são chuva, cocô de pássaro e bombas.


Não tem problema se você não tem capital pra ter seu próprio negócio (pessoas trabalhando pra você), pois existem maneiras de conseguir esse dinheiro, seja poupando ou pegando emprestado ou através de sócios (umas mais lentas e seguras, outras mais rápidas e arriscadas). O importante é que você construa um negócio ESCALÁVEL e GLOBAL. Que se desenvolva através dos anos como empregado pra pular pros outros quadrantes quando possível.

E finalmente, assim como qualquer investimento, profissões que trazem maior risco trazem maior retorno. Cálculo de risco é essencial, claro. Arriscar enquanto se é jovem e se mora com os pais é mais recomendável do que quando já se tem esposa e filhos.

Esse post é uma reflexão por eu sempre sentir que odeio trabalhar. Porém eu odeio trabalhar para os outros... Tenho prazer em fazer meus negócios, vender coisas, investir e fazer coisas para mim. Trabalho que nem um animal quando é pra finalizar uma tarefa como foi por exemplo pintar minha casa e aposto que se você também pensa assim. E esta vontade de trabalhar que nem um louco pelo seu projeto é determinante pra te deixar rico.

16 comentários:

  1. Gostei muito do tópico.. Semana passada recebi uma oferta de emprego que estou pensando muito em aceitar. Sou funça nivel médio e advogado. Ocorre que na repartição pública posso ser o melhor funcionario e continuarei a receber o mesmo salário. Uma pessoa colega minha veio me procurar dizendo se eu queria trabalhar junto com ela e outra pessoa. Ela é milionária, advogada recém formada e trabalha tambem na mega empresa do pai. Além da empresa, o pai dela é dono de shops e fazendas e conhece muitas pessoas influentes. Inclusive ela já conseguiu uma clientela inicial no escritório.Teria me dito que nao está olhando alguem com mestrado, doutorado, mas sim uma pessoa que ela possa confiar e essa pessoa seria eu e a colega dela. Comprou uma sala bem localizada por 300 mil reais e está praticamente terminando de montar o escritorio. Cheguei a afirmar que nao largaria meu serviço, mas sim poderia diminuir a carga horária. Dando certo, aí sim pediria licença do serviço público. O que voce pensa a respeito disso?

    Advogado/Funça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da maneira como você descreveu me parece uma oportunidade excelente. Oportunidades não esperam por homem algum... Tem que agarrar.
      No seu lugar eu faria exatamente isso, me manteria no emprego público ao mesmo tempo em que me grudaria à essas pessoas que nem mosca na merda.
      São pessoas ricas e de sucesso, se forem suficientemente éticas você deve se associar a eles e aprender ao máximo.

      Excluir
  2. A acomodação faz com que fiquemos na mesma e o tempo passe e não volte mais.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post,vou seguir seu blog.Muito bem colocado,tudo verdade que muitos nao querem ver essa realidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá CF.

    Muito interessante, gostei muito da imagem dos quatro quadrantes.

    Eu estou ainda posicionado no Quadrante “E”, de Empregado, e fico me questionando o motivo.

    Coloquei um pé no Quadrante “I”, mas ainda fica na minha cabeça algo dizendo “vá para o Quadrante D”, arrisque.

    Eu até reduzi as postagens (estou devendo uma nova) e os comentários (inclusive li o último post seu, ficou muito bom e estou curioso para saber os próximos passos, só não comentei por estar meio passando mal estes dias), e estou martelando isto na minha cabeça ... A vontade de dar um passo grande e virar dono do meu próprio negócio, mantendo claro as construções, mas estas se enquadram no quadrante “I”.

    Parece que sempre falta algo para eu arriscar para o quadrante “D”, preciso de mais “X” reais, e assim vamos vivendo e mantendo a vida, trabalhando todo dia, mesmo horário, por mais que meu cargo seja flexível, eu tenho que estar nos horários usuais e cumprir as tarefas, tudo bem que sejam de gerenciamento, mas se eu ficar de saco cheio e quiser ficar em casa, preciso desmarcar minhas reuniões, inventar uma desculpa ou pedir benção para o meu chefe.

    Definitivamente, não quero ser um Lineu da Grande Família ... Compartilho o mesmo pensamento.

    Este foi um dos melhores tópicos lidos nos últimos meses, é o tipo de tópico que sempre tento fazer, ou seja, aquele que mexe internamente com nós mesmos, que nos tira da comodidade ...

    E o legal é que foi postado justamente nesta fase que estou pensando muito no quadrante “D” ... A falsidade, as promoções para os “queridinhos” e o jogo político nas empresas a cada vez me enoja mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VdC, lhe recomendo cautela pois você tem um ótimo emprego que paga bem. Claro que tem incomodação, mas seu salário é alto e você é uma espécie de comandante lá apesar de não ser o general.
      Tenho certeza que se você planejar bastante, buscar conhecimento com quem já fez e começar pequeno com aquela ideia de abrir um negócio em princípio pra sua esposa executar, pode fazer uma migração mais tranquila pro quadrante "D".
      O criador dos quadrantes disse que se enquadrava nos 4: Investidor, Dono de empresas, autônomo como palestrante e escritor, e empregado sei lá onde.
      No aguardo para ler sobre suas pesquisas sobre franquias.
      Melhoras na saúde!

      Excluir
    2. O problema é minha esposa ter a mesma vontade que eu ... Se ela estivesse mais disposta, eu já teria feito algo do tipo ou estaria planejando com mais afinco. Abraço

      Excluir
  5. KCT que post devastador!

    Esses dias eu estava martelando o quanto estou vendendo meu tempo barato (Até se eu vendesse bananas eu estaria ganhando mais). E como fui acomodado em procurar outro emprego. Meu senso de urgência estava zero, pois achava que recebia um salário justo para o que eu fazia(nada) fui para outra empresa que estou quase em regime de escravidão ganhando 3x menos (por causa dos descontos).

    Acordei para minha situação ao ver o contracheque chegar.

    Pensei, PQP! O quê que eu estou fazendo aqui?

    Comecei a escrever uma planilha para me auxiliar a minha volta a bolsa como um trader louco e descobri que eu poderia ter tirado o meu salário de um mês todo apenas em um dia.

    Conversando com colegas de trabalho, descobri que tem pessoas que não precisam, mas fazem corridas no über só no fim de semana e tira o valor de meu salário em meio período.

    To aqui arquitetando tudo, para não ficar mais nesse emprego lixo. Vou começar a marcar exames toda hora, pois pago o plano de saúde(pela empresa), mas não uso. Rodar no über nos fins de semana, botar um chimpa da família para dar as ordens durante meu trampo (vou deixar minha planilha automática) e assim que estiver tudo rodando certinho eu meto o pé.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pouco tempo conheci o conceito de "vender produtos ao invés de seu tempo" através do seu blog, e notei que sempre vendi muito barato meu tempo.
      O UBER é algo que simplesmente caiu do céu pros pobres, pois possibilita alguém sem qualificação a vender um serviço com alta demanda. Se eu tivesse um carro testaria umas corridas.

      Sempre fui grato por ter tido empregos lixo onde aprendi coisas e me desenvolvi, porém estou revendo esse conceito. Vender seu tempo é literalmente ser explorado!

      Na cidade onde morava ai no Brasil via gente lucrando fortunas o ano inteiro vendendo ovos de chocolate com recheios nojentos que brasileiro adora (nutela, leite condensado e coisas do tipo), anunciando através de videos no facebook em grandes comunidades... Em plena crise financeira a pessoa transformando um dólar em dois da própria cozinha e eu lá trabalhando que nem louco.

      Cuidado nos trades, diversifique! Boa sorte.

      Excluir
  6. Ótimo post para quem está sem um futuro profissional definido, como eu.
    Será que é possível fazer esses serviços sem o uso de carro?

    O que vc quis dizer com "O importante é que você construa um negócio ESCALÁVEL e GLOBAL." ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos serviços que podem ser prestados sem ter um carro. Mas o importante é escolher uma profissão que não te prenda ao quadrante de empregado.
      Um negócio escalável é aquele formatado a se adaptar ao tamanho da demanda. Por exemplo se ela aumentar, você pode comprar uma quantidade maior de um produto pra vender.
      Global é um negócio capaz de cruzar as fronteiras do seu bairro, cidade e até país pra vender, diferente de vender um produto que só o pessoal do seu quarteirão consuma. Se você tiver um negócio escalável e global tem mais chances de sua empresa sobreviver e você ficar rico.

      Excluir
    2. Valeu pela explicação CF, aprendo muito no seu blog.

      Excluir