quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

[Jogo] Merchants of Kaidan

Estou jogando um game de estratégia e comércio para computador chamado Merchants of Kaidan (Mercadores de Kaidan), que se passa em um mundo fantasioso medieval. O game é muito interessante, apesar de simples (e brutalmente difícil). Tem uma história tosca como pano de fundo, mas seu objetivo é se tornar um mercador de sucesso, e para isso adquire produtos (comida, metais, tecidos, artefatos, azeite, etc) e revende em outras cidades do mapa.


Estudar e calcular margens de lucro + acaso.


Sua meta logicamente é comprar barato e vender caro, e isso nem sempre é fácil. Muita coisa influencia nos preços, como a estação do ano e a parte do país que produz ou tem deficit de certo produto por variados motivos. Outras coisas a se levar em consideração é a capacidade de suas carroças, custos de viagem e dos empregados que você contrata e sinistros que ocorrem aleatoriamente.

Fundamentos do comércio.


O jogo não depende de nenhuma habilidade além das mentais. A jogabilidade resume-se a clicar com o mouse e se preferir, usar atalhos para comandos pelo teclado. Se você gosta de desafio (novamente, é difícil) e do tema do jogo, eu recomendo.


Dentro de uma cidade do jogo, alguns locais para visitar, como taverna, mercado e oficina.


Este jogo eu ganhei de um amigo pela plataforma Steam. Tenho amigos que ganham jogos ou compram por poucos reais em promoções relâmpago e acabam nem jogando. 

Praticamente não jogo nada regularmente a muitos anos. Sempre gostei de video-games mas parei de acompanhar com afinco no Playstation 2 e me limitei a comprar um jogo original por ano. O que eu mais gostar no ano, compro (já tenho minha escolha para 2016: Ghost Recon Wildlands ou Doom 4).

Me impressiona o mercado dos video-games atual, que é mais lucrativo que o de cinema. Sempre vemos os números oficiais da produção cinematográfica e ficamos abismados, mas já a vários anos os games passaram o cinema em lucro. Lembro que ia escolher faculdade de computação por minha afinidade com video-game, mas acabei escolhendo outra coisa.

Outra coisa que me impressiona é a quantidade de horas que as pessoas investem jogando. Nos perfis dos meus amigos é fácil ver a quantidade de horas que cada um jogou cada jogo, números como 600 ou 700 horas de algum. O GTA V que comprei ano passado joguei absurdas 120 horas e não fiz metade do jogo. Imagine a quantidade de tempo que perdemos fazendo coisas que... não fazemos, como assistir TV. Você certamente não assiste "Caldeirão do Huck", mas já perdeu várias horas assistindo ao longo da vida mesmo sem ter este costume, mas por acidente. Não observamos direito no que gastamos nosso tempo. Isso só se nota quando temos objetivos maiores, como estudar para uma prova ou trabalhar em algum projeto importante. Nessas 120 horas que passei no GTA poderia ter feito um bom curso.

Quando jogo jogos atuais.


Games simplesmente fazem parte de nossa vida assim como qualquer outro jogo sempre fez parte da cultura e isso tente só a aumentar com a interatividade na internet. Lembro que quando criança, eu e meus amigos tínhamos, no máximo, 5 cartuchos de video-game cada. Ganhava-se algum no aniversário ou se comprava após poupar bastante tempo (custavam 15 reais no camelô). Atualmente os "gamers" compram TUDO o que podem e passam os dias jogando. Aprendem o que aprendíamos com a televisão ou mesmo livros, em jogos (como inglês) e desenvolvem variadas habilidades e também vícios.



10 comentários:

  1. CF. quando era adolecente tambem pensei em fazer computação. Quando eu resolvi pesquisar que não tinha futuro aqui, moro no RJ, deixei de lado e fui procurar fazer outra coisa.

    Hoje me preocupo mais em ganhar dinheiro do que fazer o que gosta. O lugazinho ruim para ter nascido.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o que gosta é secundário ao dinheiro quando se fala em trabalho, sem dúvida.
      Pior é que computação é uma carreira promissora. Acho que é o conhecimento que mais te dá chances de sair do Brasil por trabalho. Hoje é tudo por computação, imagina em 10 ou 20 anos.

      Excluir
    2. *Quando eu resolvi pesquisar, vi que não tinha futuro aqui...

      O meu problema com isso é o restante dos meus conhecimentos, aprendi php na raça, fazia alguns programinhas em delphi na adolescência. Mas e o inglês? E alguém para financiar algum tipo de intercambio?

      Houveram 3 fatores decisivos para que eu não escolhesse essa área:
      1º Nasci em família pobre (desenvolvimento perdido para qualquer coisa que fizesse na infância e adolescência). Só fui começar a ter dinheiro quando comecei a trabalhar.
      2º Nasci e moro no RJ, aqui só é bem sucedido que é da política/conhecidos ou fizeram concurso publico. Os chimpanzés que me rodeia em qualquer lugar que eu vá percebe-se claramente tem nojo de nerds.
      3º Por ser pobre minha educação foi toda em escola pública. Todos passam mesmo que não saibam a matéria. Meu aprendizado foi ZERO nesse período Ou seja, tive que aprender até matemática básica na marra, estou aprendendo a escrever depois que criei meu blog, pois até terminar meu tcc eu não sabia escrever direito.

      Meu destino foi selado para eu me tornar tão fracassado quanto meus antepassados.

      E só agora com muita luta que estou invertendo essa situação.

      O tempo é o meu maior inimigo. Já estou com quase 30 e meu patrimônio total só compraria uma motoca.

      Desculpa aí o desabafo.

      Abraços!!

      Excluir
    3. Apesar de eu não saber bem como responder, gosto de ler desabafos. Também tive uma juventude fodida.
      Eu na verdade fiz um semestre de computação e achei chato demais, não queria aquilo pra minha vida.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Olá CF!

    Eu não me acostumei aos novos jogos / vídeo-games.

    Comprei um Xbox 360, só uso para ver Netflix, minha esposa usa as vezes para dançar e alguns outros joguinhos, e só.

    Na Steam, eu gostava de jogar Counter Strike, novos jogos, nunca gostei.

    O jogo que mais joguei, semanas atrás, foi Super Nintendo (Ronaldinho Soccer 98 e Super Mario Broz 3), de um simulador que instalei no meu notebook.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de jogos antigos. Video-games tem que ter duas coisas para ser bons:
      1. Jogabilidade
      2. Boa história
      O resto, incluindo gráficos, são extra.

      Excluir
  3. Parece interessante. Vou baixar e dar uma jogada. Atualmente jogo Dota 2 e CS GO. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Também gosto de alguns games mais antigos, ouvi falar de uns jogos onde se cria a história, não são digitais, sendo que estes incentivam a leitura, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RPGs de mesa? Nas décadas passadas eram bastante populares. Eu preferia no video-game.

      Excluir