quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vale a pena morar ilegal no exterior?

Vou me ater à Europa pois conheço um pouco e é pra onde tenho a possibilidade de viver legalmente. Pelo pouco que sei do Canadá, é impossível, não te dão emprego sendo ilegal.
Parece que na Austrália dá pra ficar colhendo frutas e renovando o visto todo o ano.
Conheço gente que foi pros USA e disse que vale muito a pena ser ilegal lá.
América latina é pior que o Brasil. No Brasil dá pra ficar rico mais fácil. Não sei como é no Chile, falo desses países porcaria da volta.

No fundo esta pergunta depende muito mais de sua bagagem cultural e de quanto asco tem do Brasil do que de qualquer outra coisa. Pergunte a alguém que vem de uma zona de guerra e terá uma resposta. Pergunte a um cara rico e terá outra. Também pesa sua idade, se é próximo da família, tem ou não filhos, se é casado, tem ou não algum patrimônio...

Como os amigos sabem, meu objetivo sempre foi deixar o país, portanto eu tentaria ficar ilegal se fosse necessário. Sempre fui rústico e moderado nas necessidades, então não sentiria tanto a pressão, que é bastante grande.

Sempre leio todo tipo de absurdo sobre o morar fora. Estes dias uma colega de trabalho, esquerdista, sabendo que sou pró USA e pró capitalismo, quis me dar "cutucadas" falando que eu havia feito uma boa escolha por a Europa ser socialista e que nos USA eu não teria acesso à saúde por ser pobre. Existem cerca de 50 países lá com mais ou menos pendor ao esquerdismo em diversas áreas, e nos USA apesar da saúde ser privada, a livre concorrência garante à maioria dos cidadãos acesso à saúde de maior qualidade do planeta.

De qualquer modo vamos manter o papo genérico e analisar algumas questões chave para a qualidade de vida.

Vou começar por uma que pra mim é vital: transporte. Como vivi a maior parte da vida em uma cidade pequena onde se fazia tudo a pé, sempre achei um absurdo saber que tem gente que fica 4 horas por dia dentro de um carro ou ônibus. Isso pra mim é inadmissível. É nítido que a qualidade do transporte reflete no desenvolvimento da sociedade, tanto para indústria e comércio quanto para as pessoas. Por este motivo as cidades mais desenvolvidas são perto do mar e de rios, e possuem trem para transporte de massa. A Europa é cheia de cidades assim, muitas delas são turísticas e precisam de mão de obra.

Segurança: Qualquer país da Europa é mais seguro que aqui. O Brasil é uma zona de guerra, parece estar na idade da pedra e cada vez regride mais. Lá fora é costume fazer contrato de locação direto com o dono do imóvel, portanto você não vai morar em bairros ruins necessariamente. Pra quem trabalha de madrugada, na maioria dos casos pode voltar a pé pra casa sem problema. Isto é impossível no Brasil. Existem alvos específicos para assaltantes: gente fraca e distraída e turistas. Existem lugares mais e menos perigosos, mas é tão seguro que só vendo pra crer. Bala perdida não tem.


Saúde: Blablabla não tem acesso à saúde. Você tem acesso a saúde de qualidade no Brasil?



A questão do ilegal não ter saúde é bem simples. Quer ser ilegal e quer ter acesso ao mesmo que o pagador de impostos? Vá morar em Cuba. Não é possível existir livre imigração e serviços públicos ao mesmo tempo.

Pra quem quer passear, tem alguns países que o Brasil tem uma espécie de convênio, você vai no ministério da saúde e faz um documento sem pagar nada, valido por um ano e não precisa pagar seguro saúde.

Trabalho: Trabalho tem em qualquer lugar do mundo. Se não tem o trabalho que você quer paciência, mas imigrante ilegal pega o que puder. Se você é bom em TI, design e coisas assim consegue empregos melhores.

Moradia: Pra pobre é bem melhor lá. Fora tecnologia, preços de alimentos, roupas e etc. Você não é escravo como é aqui.

Pra abrir uma empresa, em qualquer lugar é mais fácil abrir, e trabalhar que aqui. Em alguns lugares isto te da direito de ficar.

Eu gosto muito do Brasil, acho um país lindo. Imundo, mas lindo, e com uma história bastante interessante. Isso aqui é um projeto que deu errado, só isso. O problema na América Latina é e sempre foi a esquerda, e não é que o Brasil seja ruim, aqui é ótimo pra quem tem dinheiro, só é muito pior que lá fora.

Eu acho que pode sim valer muito a pena ir, mesmo que seja pra lavar pratos. No fim do dia, na parte financeira, importa o quanto de grana você faz, e nem engenheiro (mediano) faz o que um cozinheiro europeu faz com o câmbio do jeito que está.

Seja como ilegal, seja por um tempo como estudante, você pode conhecer várias culturas e lugares legais, ter excelentes experiências e fazer um pé de meia, voltar pro Brasil e investir a grana. No mínimo recupera o que gastou.

Faça as contas do retorno de tempo investido aqui e lá fora para juntar dinheiro pra seus objetivos e compare.

Deixe sua opinião nos comentários.

12 comentários:

  1. No Bye bye Brasil ele postou há algum tempo como ser ilegal nos Eua era até vantajoso hahahah

    Eu mesmo com todas as dificuldades nunca que pensaria ir ilegal, custe o que custar.

    Se estou querendo sair daqui é para se livrar dos problemas, não para ter mais ainda para resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou estimulando ninguém a ir ilegal, mas para mim valeria a pena.

      Excluir
  2. Ola CF.

    O problema se estar ilegal e p/ que tipo de gente que voce prestara servico, pois ja vi historias de conhecidos que trabalhavam, e no dia do pagamento nada recebiam ... E nao tinha o que fazer, era aguentar calado.

    Eu so um caso de apego com a familia e patrimonio, seria muito dificil pra mim abandonar tudo e morar fora, mesmo sabendo que teria uma vida muito melhor, no aspecto qualidade de vida.

    O cambio tambem merece atencao: Se voce ganha em euro, seu custo de vida sera em euro, entao nem sempre sobrara tanto (dependendo da renda), pois o custo de vida em alguns paises e bem alto.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já ouvi estas histórias, na verdade sobre um pessoal que foi pro Canadá. Mas acho que são casos bem isolados, e de gente mais ignorante.
      O custo de vida é alto, mas depende do seu objetivo. Se é pra viver, você vive muito bem com pouco dinheiro. Se é pra juntar, você vive mal. Ir como ilegal é pra quem é fodido aqui, então vale a pena.

      Excluir
  3. Agora com os refugiados sírios fazendo merda, os imigrantes ilegais correm o perigo de apanhar muito da população e da polícia.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ou infelizmente, isso não vai ocorrer, tirando casos isolados como sempre ocorreu. Digamos que seja verdade, você deixaria este fato acabar com seu sonho de ir embora?

      Excluir
  4. Então o melhor país para acumular dinheiro é os EUA mesmo?

    Eu estou tentando ficar no Brasil, mas está cada vez pior. Já vejo a imigração como uma possibilidade. Queria saber se sendo solteiro seria possível acumular dinheiro mesmo em trabalhos desqualificados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual é o melhor para acumular (e voltar?), mas pelas pessoas que fizeram isso que eu conheço, parece que os USA são a melhor opção sim.
      Solteiro é mais fácil, pois você mora em qualquer lugar, come qualquer coisa, com mulher é mais complicado...

      Excluir
  5. Cara, que texto massa. Eu sou formado em Turismo e tenho inglês fluente. Obvio que minha formação não vale la fora, mas estou pensando seriamente em vazar desse país da mandioca. Eu pensei em Londres, mas já li que la é difícil demais para um ilegal. Pensei também em Amsterdã (mas o inglês não é a língua oficial).

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você buscaria emprego em cruzeiros pra juntar uma grana e ver se aguenta. De qualquer modo está atuando na sua formação.
      Se fosse pra ir ilegal eu iria pros USA.

      Excluir
  6. Excelente texto.

    Se puder, gostaria de uma ajuda;

    Estou exausto, por inumeras razões pessoais, e pretendo passar um ano na argentina. Me disseram que apos 90 dias, ficarei ilegal. E me disseram tambem ( lendas de internet ) que se a policia me parar depois dos 90 dias, mesmo em cidades pequenas que é pra onde vou, corro o risco de ir preso ( cadeia ) ... é bem isso mesmo ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, seria melhor você pesquisar mais e perguntar no consulado argentino. Acho que pela questão do Mercosul dá pra arrumar emprego mais fácil por lá.
      Desculpe não poder lhe ajudar mais.
      Boa sorte!

      Excluir