sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Experiências de trabalho (2)

Estágio lixo 1

Meu primeiro trabalho foi um estágio que veio logo no primeiro ano de faculdade, na minha área de formação. Eu não sabia fazer porra nenhuma, mas não havia cobrança também.

Lembro que com meu primeiro salário, de R$ 330,00  pude comprar um MP3 player de 256 mb, o qual usava pra escutar heavy metal na meia hora que precisava andar, 3 vezes por dia (na volta do almoço eu ganhava uma carona), no percurso entre a empresa e a minha casa, sempre embaixo de um sol desgraçado.



Tive oportunidade de mexer em equipamento de ponta na época, mas isso não valeu muito, pois o patrão mandava que eu aprendesse com os colegas que não me ensinavam nada por medo de perder o emprego. Isto é bastante comum no começo de uma carreira de empregado.

A empresa era familiar e fiquei na empresa por cerca de um ano e meio. Foi bom porque parei de ser explorado em casa, onde trabalhava de graça. Não que seja errado trabalhar para sua própria família, mas a minha era caso de exploração e maus tratos diários.

O ritmo no interior é muito mais tranquilo que na capital, e isso é determinante para o insucesso dos pobres. Se quiser ser bom em sua área, largue tudo e busque experiência real nos grandes centros e áreas onde sua área estiver com o mercado forte. Se quiser ser empregado e não fizer isso, a chance de fracassar é de 99%. Além disso, dê duro pelo menos até os 30 anos pra aprender de verdade e se encher de cursos válidos, além de cultivar bons contatos. No interior não existe nada disso. Dito isso, ser empregado é o caminho para o fracasso de qualquer maneira. Use esta condição para aprender o que precisa, não para se qualificar em ser empregado.

A empresa tinha poucos clientes e cometeu um grande erro ao longo dos anos: depender de um grande cliente. No momento que deu uma merda nas finanças desse cliente, a empresa passou por problemas e eu fui cortado. Ao sair pela porta no último dia, havia compreendido que minha vida de empregado seria bastante triste e pobre.

Fora o MP3, que se transformou em pendrive por anos, guardei praticamente todo meu salário na poupança e isto virou uma boa reserva de emergência.


Estágio lixo 2

Em outro estágio que fiz não havia salário (na época isso era comum), mas eu precisava aprender e perder "horas obrigatórias" pro meu curso, portanto arrumei um de só meio turno. Neste eu trabalhava bastante com orçamentos e negociação, que são coisas que eu curto bastante. Ninguém me enchia o saco porque não me davam nem lanche, por isso comecei a chegar e sair quando dava na telha.



Não havia perspectiva de contratação e eu fiquei exatos 3 meses. Quando fui cair fora me ofereceram R$ 450,00 mas resolvi sair pois achei o salário baixo. Era hora de buscar um emprego de verdade, com o lixo da "carteira assinada".

Neste lugar tinham caras bons trabalhando e notei que não tinha saco pra ficar tão foda quanto eles, que ganhavam mal. A disparidade da grana que o dono embolsava era abismante. Meus colegas de faculdade eram todos mais burros que eu, e a metade dos professores eram uns comunistas fadados a pobreza eterna. e aí comecei a pensar em um dia ser dono do meu próprio negócio.



8 comentários:

  1. Sábias palavras, CF, especialmente na parte em que escreveu sobre interior e grandes centros. É nos grandes centros que está o mar de tubarões onde é possível vivenciar boas e más experiências profissionais (as más servem de aprendizado).

    Também escreverei em breve sobre minhas experiências profissionais.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No aguardo de seus relatos. Vai ser importante pra mim porque você abriu uma empresa.
      No interior somente profissões específicas tem chance de se dar bem, mas é certo que o indivíduo sai anos luz atrás de alguém da capital, até no modo de agir e pensar.

      Excluir
  2. Estou em minha primeira experiencia de trabalho,estou terminando meu curso lixo de TST e como no seu segundo estágio chego a hora que quero,ninguem me cobra e não ganho porra nenhuma.
    Mora no interior,mas interior mesmo,e o que voce falou sobre o mesmo acima é a mais pura realidade.
    Abraço
    FODA-SE O BOSTIL VOU IR PARA OS EUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. USA é o melhor país do mundo. Boa sorte.
      Acho que existe bastante mercado para aquelas empresas que vendem material de segurança.

      Excluir
  3. Quando era recém-formado fui muito explorado em vários lugares, mas também não abaixava a cabeça e sempre procurava algo melhor. Nos 2 primeiros anos trabalhei em 5 lugares. No início é sempre assim o que não podemos é nos acomodar. Abraços CF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra se acomodar. Um erro que está destruindo a classe média é não trabalhar até terminar a faculdade.

      Excluir
  4. Eu comecei a trabalhar antes da faculdade. Outro erro comum é o sujeito que ganhou uma bolsa parcial/integral, juntar uma grana durante a faculdade e depois de terminar a mesma comprar um carro.

    ResponderExcluir