segunda-feira, 6 de julho de 2015

Hábitos a desenvolver

Recentemente encontrei um site com "24 hábitos diários que te farão mais esperto" que achei bastante interessantes e resolvi comentar a respeito. Provavelmente se aplicarmos um pouco do que está escrito ai a vida fica, no mínimo, mais fácil. Veja:



1. Tenha 10 idéias todos os dias.
De longe a que mais dá trabalho, pois, ou estamos acostumados com rotinas robóticas ou buscamos a solução mais rápida e prática: agir sem pensar. Buscar novas soluções para os problemas vai te tornar mais inteligente e também interessante.

2. Siga suas perguntas.
Questione-se sobre as coisas. Sobre seu funcionamento, suas causas. Busque ser crítico. Ou não será diferente de um chimpanzé de circo.

3. Encarne o advogado do diabo.
Isto é uma das coisas que mais gosto. Confrontar ideias que considero corretas e entender a razão de minhas opiniões. E se eu estiver errado? Por isso nunca devemos morrer pelo que acreditamos...

4. Leia um capítulo de um livro.
Sensacional dica. Fazendo isto você simplesmente terá como hábito uma das coisas mais importantes para se tornar alguém melhor em diversos aspectos. Já falei aqui no blog, quem não lê livros geralmente é burro e provavelmente nunca ficará rico.

5. Assista vídeos educacionais ao invés de TV.
Televisão transforma o cérebro em uma pasta fétida. Com a internet temos acesso a documentários e video-aulas de alta qualidade, sobre todos os assuntos. Exclua de sua vida quem assiste "Estrelas" e Regina Cazé. Para sempre.

6. Leia o jornal.
Questiono a utilidade. Geralmente me informo através de diversos veículos, nacionais e internacionais. Do Brasil gosto da revista Veja.

7. Consulte seus recursos de conhecimento favoritos.
Estude os tópicos que se interessa. Desenvolva-os. Este é bastante óbvio. Não seja só mais um, tente saber bastante sobre certos assuntos, e pelo menos ter noção do resto.

8. Divida seu conhecimento com outras pessoas.
Aqui vejo dois aspectos positivos: Primeiro que você vai aprender mais interagindo e difundindo conhecimento. E segundo que vai fazer o mundo um lugar melhor.

9. Aplique o que você aprender.
Nada vai te desenvolver mais do que aplicar seus conhecimentos. A prática é o que diferencia o "eu acho" do "eu sei". Outra coisa: Teste-se constantemente. Esqueça o medo e o que os outros pensam, só assim você vai mais longe.

10. Comece uma lista do "eu fiz".
Planeje seu tempo. Mantenha um registro de suas atividades para executá-las de modo mais eficiente.

11. Comece uma lista do "PARE DE FAZER".
Muito importante constantemente observarmos nossos hábitos nocivos, e pura e simplesmente PARAR de fazê-los.

12. Escreva o que você aprender.
O que transformou a pré-história em história não foi o domínio do fogo, nem domesticação de animais. Foi a habilidade de fazer registros. Com eles você pode organizar suas ideias e o resto de sua vida.

13. Estimule sua mente.
Faça coisas diferentes, estude tópicos novos, vá em lugares e conheça pessoas diferentes. Se quer ficar igual aos outros faça o que os outros fazem. Se quer ter uma vida diferente faça coisas diferentes.

14. Tome cursos online.
Nada mais cômodo que aprender desde casa. Ao invés de assistir TV, divirta-se fazendo cursos de áreas que não tem familiaridade, ou se especializando na sua.

15. Converse com alguém que acha interessante.
É a melhor maneira de adquirir outras visões do mundo.

16. Cadastre-se em Feeds de sites interessantes.
Questiono a utilidade disto também. Há de se ter cuidado com o monte de lixo "instantâneo" que recebemos.

17. Jogue jogos inteligentes.
Jogos que desafiem são um ótimo estímulo ao cérebro, e de quebra divertido.

18. Use o aplicativo "Palavra do Dia".
Não conheço, mas pelo que entendi é bastante interessante. Todos os dias ele te ensina a pronúncia e a etimologia de uma palavra nova. Quando estudei em um país de língua inglesa recebi um grande conselho para aprender uma língua, que serve também para o resto. Todos os dias, traduza 10 palavras em casa, busque aplicações para elas no seu vocabulário diário. Assim, quando chegar na sala de aula, o professor não perderá tempo servindo de "dicionário" para os alunos preguiçosos. Traduza isso para as outras áreas do conhecimento.

19. Faça algo assustador.
Temos medo do desconhecido. Coragem é uma das maiores qualidades a se desenvolver. Sem ela não se evolui em mais nada. Pessoalmente tenho fobia de altura, e estou combatendo ela com rapel, escalada e em breve vou pular de para-quedas.

20. Explore novas áreas.
Cansado da rotina? Esqueça a internet e a TV e descubra o mundo ao vivo.

21. Se junte à pessoas mais espertas que você.
Quer ficar esperto? Faça isto. Quer ser burro? Faça o oposto.

22. Reserve um tempo para não fazer nada.
Todo mundo precisa disto pra por a vida em ordem e se sentir bem.

23. Adote um passatempo produtivo que você possa praticar diariamente.
Esta é uma das grandes dicas pra quem quer ter qualidade de vida: substituir um hobby inútil por algo útil. Conheço um cara que adorava cerveja, e começou a fazer em casa. Com o tempo ficou tão bom que hoje tem sua cervejaria e largou a profissão anterior.

24. Se exercite e coma saudável.
Jamais descuide da parte física. Além do que cuidar do corpo é mais barato ao longo prazo.


Você tem algum hábito interessante que deseja comentar sobre como se tornar alguém melhor?
Até a próxima.
CF

2 comentários:

  1. Eu gravo rap em casa, tenho o programa e microfone, isso estimula minha criatividade, pois preciso falar algo nas letras que fique na cabeça das pessoas. Já ganhei 10 dólares com vídeos no you tube, mas o adsense só libera pagamentos após chegar ao valor 100 dólares.O nome do meu blog é relacionado com esta minha atividade, Lyrical em inglês no rap significa transmitir algo, através de uma técnica, método. Vision é a visão que eu tenho para transmitir esse algo.
    Abraços CF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Quem sabe um dia este hobbie se torne sua principal fonte de grana? Abraço.

      Excluir