quarta-feira, 13 de maio de 2015

Discurso de bravura

Sempre fui um grande fã de filmes, dos quais busco tirar lições e estímulos ao longo da vida. Hoje postarei o discurso de um filme chamado "Henry V", fiel a peça de Shakespeare.

Já a alguns anos lembro desta cena nos momentos difíceis ou quando ouço os famosos "naysayers" (pessimistas) que nos rodeiam no dia a dia enchendo o saco (familiares costumam ser o maior exemplo).

Curta:

Bravura.

Dizem que as pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas. Isso é verdade e tem a ver com sobrevivência. Também tem aquela que, se conselho fosse bom não seria de graça, venderiam! Por isso admiro a filosofia do Objetivismo.

Quem quiser pode se aprofundar um pouco mais na história da batalha. Ela era simplesmente impossível de ser vencida pelos ingleses em razão do número avassalador de franceses, mas acabou sendo por Henry V e sua turma que viraram os maiores heróis da Inglaterra. O que ocorreu foi que os franceses se meteram em um banhado fétido e pantanoso e viraram peneira pelos arcos dos ingleses.

Na guerra a questão sempre é mais complicada visto que é um estado de exceção, mesmo assim não recomendo que ninguém lute por linhas imaginárias (na oração o rei dispensa quem desejar partir).

A principal lição que tiro é a de manter a firmeza ante o perigo e continuar na luta sem se importar com as dificuldades. A tropa inglesa estava sob chances desprezíveis de vitória, como nós pobretões em relação ao sistema, mas a vitória chegou, como chegará aos mais persistentes se determos o socialismo.

Lembrem disso quando o esforço parecer em vão, pois seres humanos não preveem o futuro. Os iniciantes vêem seus aportes pequenos e patrimônio minúsculo que não sai do lugar (ainda estou neste nível) e ficam se questionando se vale a pena lutar pela IF. Claro que vale. Primeiro porque você não sabe do futuro e segundo porque dinheiro chama dinheiro.

Resiliência é o mais importante!

6 comentários:

  1. Nosso aportes são pequenos , mas nosso espírito e resiliência são enormes!! já enfrentei muitas batalhas errei muito em minha vida , mas a partir do momento que coloquei objetivo em primeiro lugar conhecimento e sabedoria como suportes. Alguma coisa ao menos se modificou em minha atitude!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do momento em que se adquire consciência a coisa toda muda.

      Excluir
  2. O começo é muito difícil, o sacrifício é grande e os resultados são pequenos (financeiramente falando). Parece que estamos nadando contra a corrente, mas o tempo vai mostrar quem estava certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadamos contra a corrente do sistema corporativista, mas só os fortes vencerão heheehe abraço!

      Excluir
  3. Gostei muito do discurso, acho que já vi o vídeo umas 10 vezes desde que você postou.

    ResponderExcluir