domingo, 10 de maio de 2015

Dê nome aos seus investimentos.

Isto é algo que eu sempre li por ai e relutava em fazer por achar bobagem, mas ao longo do tempo fui mudando de ideia. Trata-se de dar nome aos investimentos.

Na verdade faz todo o sentido, já que pra alcançar qualquer projeto é bem melhor que você leve em consideração tudo o que for necessário a ele, além de montar um plano de ação.


Um idiota com um plano é melhor que um gênio sem um.


Convém criar metas realistas, e até reservar uma pequena porcentagem a mais do que a "prestação" exata pra cada projeto, se for possível. Ou seja, digamos que sobrem 100 reais no fim do mês... Aporte em um dos seus sonhos pra chegar mais rápido na vitória. Por outro lado, se você chegar na data programada sem a grana, não se desespere, apenas continue aportando ou recalcule se mudar de prioridades. O ideal é rever suas prioridades uma vez por ano.

"Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve".

Veja alguns exemplos na tabela abaixo, considerando que você não tenha nada e inicie os projetos hoje:

PROJETO
DATA
$$$
APORTE MENSAL R$
PRODUTOS
Casa de 50m²
2022
100.000
1100
TD, LCI
Yamaha RD 350
2025
8000
300
Ações
Omega Seamaster
2025
5000 $
100
Dolar
Ir a um Casino
2020
5.000 $
200
Dolar
Começar faculdade*
2020
50.000
800
TD, LCI
*Hoje em dia, eu teria feito uma faculdade barata à distância.

A ideia principal é emprestar seu dinheiro a juros, pra que no futuro você compre o que precisa com alguém pagando junto.

A questão é que, se você precisa de 50 mil reais daqui a 5 anos para determinado projeto, se não tiver os 50 mil na data não compre pois vai pagar juros. Você deve apenas comprar coisas a vista, a não ser que o rendimento do valor que você pagaria à vista seja maior que as prestações pagas, e hoje em dia isso é bem difícil de encontrar.

Faça seu próprio plano, talvez até adicionando metas a bater em datas específicas pra que você se esforce mais quando necessário. Isto vai lhe ajudar a escolher investimentos apropriados e lhe estimular a poupar no longo prazo.

Este mês começo a estudar holandês. Não sei ainda quanto vai me custar mensalmente, mas é provável que seja caro, porque é uma coisa que não planejei a tempo. Ainda nesta semana falo disso aqui no blog.

Até mais.

6 comentários:

  1. Muito interessante essa tabela, foco no projeto, não adianta apenas acumular e acumular se não há um motivo para aquilo. Com o capital que tem hoje, você tranquilamente poderia viver num pais como Estados Unidos? Caso arrumasse um emprego lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, LV, não seria possível viver nos USA, apesar de ser meu sonho (vou continuar tentando). É fácil arrumar um emprego lá, o difícil é ficar legalmente.
      Mas felizmente tenho como viver em algum país da Europa. No momento meu maior projeto.
      Abraço!

      Excluir
  2. Fala C.F.
    te adicionei no meu blogroll.

    Voce possui passaporte europeu?
    Meu sonho é U.S.A. também... como é quase impossível, penso as vezes no Canada.

    Sobre a tabela de projetos. Quais são os seus? Vale um post, hein?!
    abs
    MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está adicionado.
      Terei o passaporte no começo do próximo ano.
      Mais pra frente vou fazer um post com meus principais projetos, mas adianto, os dois maiores são ir embora do Br e adquirir a IF. Infelizmente os dois são antagônicos em certo ponto.
      Abraço!

      Excluir
  3. Nunca deixo de aprender aqui. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Os comentários contribuem bastante. Um abraço.

      Excluir