quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ciclos da vida financeira

Existe um tema objeto de estudo dos gurus de finanças pessoais chamado ciclo de vida financeiro, usado pra recomendar investimentos mais apropriados para cada período da vida. Isso tem sentido se você considerar que um jovem tem mais tempo pra arriscar lucros maiores que uma pessoa mais velha, e porque é necessário acumular dinheiro pra que ele renda. Porém, deve-se ir além de simplesmente considerar a idade x risco.

Historicamente a bolsa de valores remunera mais capital no longo prazo, mas também estamos falando de Brasil, um país com inflação aterradora, corrupção empresarial (falar da estatal seria pleonasmo) e várias outras questões e políticas que influem na criação e manutenção de patrimônio, inclusive o desestímulo chamado impostos que tem como fim ações socialistas. Enfim, pelo menos pra mim, renda variável é pra quem já tem algum dinheiro, nem que seja um colchão de segurança, ou ganha bem e aporta uma fração nelas.

Como alguém sem nenhum dinheiro vai alocar todo o seu patrimônio a alto risco que pode te render 17% em uma semana? Pra mim isto é insensato, por mais que a bolsa seja mais segura no longo prazo em condições minimamente capitalistas, é insensato.

Também sabemos que detalhes pessoais, como morar com os pais (se seu ambiente familiar permitir), ter bolsas de estudo, ser funça público, ter certo patrimônio formado, alguma familiaridade com investimentos, facilidade em buscar financiamentos, dívidas, doenças, a cidade em que mora, etc, tem influencia na composição de sua carteira.

Sempre observei que vários na Blogsfera apostam (quase) tudo num só tipo de investimento (incorro ao mesmo erro). Alguns até se baseiam no Warren Buffet que diversifica pouco. Só que o WB tem ações nos USA, é poderoso politicamente e tem bilhões de dólares que demorariam várias vidas pra perder.

Neste post vou sugerir de maneira aproximada como deve ser composta uma carteira de investimentos genérica de acordo com o ciclo de vida. Apesar do modo como escrevo, não levem ao pé da letra.

Dos zero aos vinte e cinco anos:
Objetivo: alcançar 100k em patrimônio.



Em primeiro lugar, deve-se ser poupador desde bem jovem, por isso estimule seu filho a estudar e se aperfeiçoar na ciência do dinheiro. Falo por mim. Sempre fui poupador, mas se tivesse lido "Pai Rico Pai Pobre" com 10 ou 15 anos, provavelmente hoje eu estaria mais longe da pobreza. Talvez tivesse feito qualquer curso técnico e saído do Brasil antes, mas nada disso importa.

Hoje penso que é "obrigação" de um pai (que tenha condições) fazer o filho chegar aos 25 anos com no mínimo 100 mil reais. Não digo com 100k no bolso do filho, mas 100k de patrimônio pra começar a dar seus passos sozinho, que seja como colchão ou num imóvel... Claro que se deve considerar que prover no mole estragará o cidadão, e que esta soma é só um exemplo pra minha realidade, se a sua é diferente, desconsidere. Você pode ter outras estratégias como investir mais em estudo no começo da vida, jogar futebol, esta é apenas uma.

Mas este valor é fácil de juntar em 25 anos (e até desde antes) apenas aportando uma miséria por mês e cortando hábitos comuns nocivos. Além disso, a princípio é pra ELE  tentar juntar, não você.
Infelizmente meus pais não pensaram assim. Pensaram que nem pobre, estudar muito pra trabalhar pra alguém e deixá-lo rico.


Currículo freireano.


O ideal é que os pais administrem uma poupança (mas não no lixo da conta poupança) para o filho desde antes de nascer, mas é raro que isto dê certo. Lembro de ter minhas economias surrupiadas mais de uma vez por meus pais quando eles precisaram. Recebi de volta, comprei um Super Nintendo, anos depois um Playstation 2, mas por mais de ano fiquei parado sem aportar as migalhas e durante o período eu parava de acumular na esperança de receber (porque você vai retomar uma poupança se ela pode ser tomada?). Ficou algum aprendizado disso. Principalmente que juntar é difícil e perder é fácil.

De qualquer maneira, até os 15 anos o ideal, digo, o essencial, é desenvolver uma mente poupadora e frugal, ensinar a diferença entre ativos e passivos e criar o hábito de guardar uma porcentagem de tudo o que fizer, além de nunca se endividar. Outra coisa é que deve-se trabalhar desde cedo, tanto para aprender quanto para juntar dinheiro. A classe média tem começado a trabalhar cada vez mais tarde e a prole "estudante" vagabunda suga muitos recursos da família, que poderia acumular. Infelizmente não posso dizer que comecei a trabalhar cedo, pois fui proibido por meus pais. Geralmente pais burros creem que trabalhar atrapalha o estudo inútil do currículo estatal e privam seus filhos de muito aprendizado prático.

A princípio seus filhos não devem estudar na faculdade sem trabalhar, e se você pagar moradia, ele deve pagar o estudo. De qualquer maneira ele deve trabalhar, de preferência antes de escolher o curso (você deve influenciar com potência). Fazer um curso técnico durante o segundo grau e servir um ano ao exército são bem vindos na minha opinião. 


Tenho um parecido.


Nem é preciso dizer que um pai poupador teoricamente vai ter grana pra meter o filho em uma faculdade de medicina. São 5 mil reais por mês totalizando uns 300k (no total), que se pagam facilmente quando o cara se formar. Conheço mais de um estudante de medicina numa shitversidade que entrou com cotas, nunca estudou na vida e vai ser muito mais rico que eu. Considere que medicina é imbatível. Engenharia também é boa, minha esposa é engenheira portanto sei do que falo. O resto é tudo porcaria tirando ser empresário ou funça público. Se você escolheu algum lixo, paciência.

Financeiramente, até os 25 anos você deve alcançar os 100 mil reais. Pode ser em títulos, CDBs, Letras, imóveis... Desde que destrua esta barreira. Este valor será sua base.


Prêmio: Apenas carne de ovelha assada, pois você ainda é pobre.
-------------------

Dos vinte e cinco aos trinta e cinco anos:
Objetivo: alcançar 350k em patrimônio.




Não vamos tratar daquele papo de não casar, não ter filhos, viver com os pais pra sempre, nunca comprar nada, isso todo mundo sabe que é benéfico financeiramente de certa maneira. O que se deve fazer é, em primeiro lugar, continuar a viver como "pobre" por 8 a 10 anos depois de formado. Viva frugalmente, faça exercícios, aprenda a se defender e a sonegar impostos, desenvolva habilidades, aprimore sua educação e cultive bons relacionamentos. Estes hábitos devem prosseguir pro resto da vida.

Até o limite de 35 anos seu foco deve ser adquirir a "semi-independência financeira".

Não amigos, não sou exemplo literal do que descrevo neste post, mas sem dúvidas é possível implementar esta estratégia, que mantém como característica mais importante uma constante evolução.

Vocês devem saber tenho quase 30 anos e estou bem longe dos 350k. Como disse, neste post descrevo o que pra mim é próximo de ideal, e acredito que devemos buscar o ideal não importa o quão longe estejamos dele.

Tente estimular seu gênio financeiro para ganhar dinheiro com qualquer coisa, vender carros, roupas, perfumes, gado, terrenos, ganhar apostas, fazer bicos... E até os 25 anos é a hora certa de se fazer isso, pois idiotas compram tudo. Trabalhar com vendas é um bom caminho pra quem não é empresário.

Agora cabe reservar uma parcela da sua grana como Capital Alocado a Risco para especular, mas o grosso do seu capital deve estar em renda fixa, já que no Brasil temos excelentes opções que pagam acima da inflação exorbitante, como Tesouro direto e LCI/LCA de bancos pequenos. De qualquer forma, concentre-se em burlar impostos e aportar.

Seus aportes mensais provavelmente estarão maiores. O ideal é que sejam de 2 mil reais, pois você está mais qualificado ou fazendo bicos e isto possibilita partir pras ações, mas se não der tente fazer pelo menos uma média de mil. Como estou atrasado na minha estratégia, aporto mais forte na renda fixa.

Ou seja, tendo os 100k, destine um mínimo de 1200/1500 reais por mês que chegará aos 350k facilmente neste período, e se puder aportar mais, coloque na renda variável. Para destruir a inflação pesada, existem produtos que pagam acima dela.


Prêmios: Relógio Omega Seamaster e moto Yamaha RD 135.
-------------------

Dos trinta e cinco aos quarenta e cinco anos:
Objetivo: alcançar UM MILHÃO em patrimônio.



A partir deste valor os juros compostos começarão a agir com esteroides, aniquilando a maldição-Brasil (viver no Brasil que faz você trabalhar mais e pagar mais caro por coisas de má qualidade).
Neste ponto pode-se dizer que você entrou na pista de alta velocidade. O medo de ser demitido desaparece (principalmente se você já tiver casa própria). Perspectivas de ir embora do país surgem. Você começa a planejar maquiavelicamente maneiras de chegar no milhão e parar de trabalhar.

O melhor de tudo é que o rendimento de seus investimentos praticamente fará o trabalho sozinho. Vamos aos cálculos com a alocação:

Façamos a louca alocação dos 350k em 4 investimentos divididos de maneira igual, totalizando R$ 87,500 em cada. De modo mais realista você optaria por uma divisão de acordo com suas necessidades e perspectivas para os próximos 10 anos.

25% Tesouro Direto
25% FIIs
25% Ações
25% LCI/LCA

Vamos continuar usando o rendimento médio conservador de 0,8% ao mês (na parte de acúmulo de capital, você jamais teria certeza deste rendimento se tivesse investido tudo na renda variável apesar do histórico foda da bolsa). Se você não aportar NADA durante esta "reta final", seguramente vai chegar perto dos 500k aos 40, ou seja, com apenas 35 anos alcançou a semi-independência financeira enquanto 90% da população está endividada e não tem nada, e aos 45 pode parar de trabalhar como uma mula.

Agora, falando de uma pessoa que consegue aportar mais de 3k por mês, passa do milhão fácil mesmo pagando 15% de imposto em tudo (considerei até nos FII e nos LCI/LCA que são isentos).

Se aportar 100% em TD provavelmente vai pegar no vencimento bem mais de um milhão pagando 15% de imposto e sem aportar nada.


O seleto clube do milhão.


Veja como é fácil chegar ao milhão aos 45 anos (quando primeiro escrevi este artigo, considerei 100k até os 20 anos, o que é possível, mas improvável pra maioria, e aos 40 chagar no milhão) se você tiver hábitos frugais simples. Na verdade, se você destinar 100k ao tesouro direto, provavelmente vai ter perto de 1kk em 20 anos. Por isso eu disse: você deve ter 100k de base.


Prêmio: Mude sua profissão para "investidor".
-------------------


Comece o caminho do zero (aniquile dívidas, comece a poupar, etc) sem se importar com a idade. Antes de dinheiro, o mais importante é qualidade de vida. Pense em soluções pra falta de dinheiro. Não tem grana pra ir pra praia uma vez por ano? Passa 4 horas por dia no trânsito? Largue tudo e vá MORAR na porra da praia, por exemplo.
Lembro de uma piada sobre isso: "você passa um ano todo trabalhando pra viver como índio por uma semana".

Se você acha que 45 anos é muito tempo pra quantidade de esforço que descrevi, pense em quantas pessoas de 40, 50 ou 60 anos que você conhece que tem um milhão de patrimônio. A maioria vai trabalhar até morrer e depender do governo e da família.

De qualquer modo o que vai te fazer deixar de ser pobre é saber usar dinheiro, não ter um milhão.

7 comentários:

  1. Olá conhecimento financeiro!!
    Uma coisa que você deveria descrever são algumas dificuldades recorrentes dos dos 15 aos 25!!A indústria da educação come toda capacidade de aportar de um indivíduo em inicio de carreira,família problemática acaba por zerar qualquer forma de poupança,geração anos 90 não tem conhecimento algum sobre finanças!! já Trabalhei com engenheiro péssimo em finanças, pessoas com conhecimento em área de humanas são mais emotivas e vão agir pela emoção ex: Vai tentar mostrar toda realidade financeira para uma pessoa emotiva, quanto mais você fala mais ela te ignora, logo se nota que ser investidor não é só questão de ensino é de perfil também. Como sei disso? por incrível que pareça sou um dos raros modelos híbridos, pois no começo da minha carreira fui da área de humanas e depois de alguns anos migrei meu conhecimento para área de exatas, desta fusão em 2 áreas algo poderoso se revelou: A capacidade de usar lógica para avaliar resultados emotivos. Ao mesmo tempo que você analisa emoção dos indivíduos você analise toda matemática por de trás de cada reação e a possível consequência futura. Nessa minha experiência cheguei aos 26 com um subemprego usei minha inteligência para correr atrás do prejuízo acredito que chego aos 100k daqui a 7 meses, mas realmente fiz coisas absurdas e ainda as faço para conseguir altos índices de aporte... o que define toda meta sempre vai ser: Capacidade de economizar, tempo ,foco, não ser emotivo, frieza para lidar com números e por ultimo o fator frugal. Observei em minhas experiências que apenas algumas pessoas desenvolvem um bom nível de conhecimento financeiro dos 15 aos 20 uma grande parcela não sabe nem o que quer da vida nesta fase . "aporte 0" uma minoria possui uma capacidade lógica evoluída e se destaca na multidão , mas estes são pontos fora da curva, o que pode elevar nossa capacidade dos 20 ao 30 é trabalhar loucamente para elevar a capacidade de aporte em estágios iniciais e depois de consolidado toda base de 300 mil o rendimento começa ficar interessante, bate qualquer sub emprego atual e até mesmo alguns com formação como advogados em inicio de carreira.Agora que vem o pulo do gato conheço matemáticos , engenheiros etc todos péssimos em finanças!! O que define toda capacidade de investidor: frieza com que lidamos com números e capacidade raciocínio lógico. Não possuindo estes 2 pilares fica difícil conseguirmos algum resultado prático interessante.Gostaria de salientar uma outra grande capacidade do investidor que de conseguir observar grandes oportunidade de negocio quando elas aparecem em sua vida, já pessoas comuns não tem essa capacidade. Resumo da historia não é só questão de educar financeiramente: Uma pessoa que é emotiva vai continuar reproduzindo este pensamento de manda independente dos fatores lógicos expostos em sua frente.

    ResponderExcluir
  2. Você está certo, o exemplo que dei é apenas uma estratégia para demonstrar que é possível, e relativamente fácil chegar ao milhão, mas cada um tem a sua. No caso seria fácil se o indivíduo tivesse conhecimento financeiro, vivesse em um lar propício ao acúmulo de patrimônio e fosse bastante racional desde sempre. Quer dizer, comprar video-game e outras coisas que jovens fazem? Esqueça.
    Você citou algo bastante importante. Existem milhares de nuances que afetam o acúmulo de grana, dentre elas, as de parte emocional. Geralmente pessoas emotivas não conseguem sair da pobreza porque misturam coisas que não tem absolutamente nada a ver com dinheiro com ele. Engenheiros muitas vezes não sabem nada de finanças (nem de lidar com pessoas) mas tem uma projeção salarial maior, e isto é determinante para se ter velocidade e poder de fogo supremos no caminho do milhão.

    ResponderExcluir
  3. Exato , mas se o cara não aportar nada mesmo ganhando bem fica difícil!! Porque depois de velho o mercado descarta, os jovens vão entrando no mercado depreciando a profissão vide "Advogados".
    O Fator matemático tempo entra na equação: um cara que ganha menos e aporta com volume e frequência consegue chegar mais longe. O que define mesmo toda equação : capacidade de aportar aliando há uma boa rentabilidade.Exemplo um cara começa aportar bem novo lá pelos seus 18, mesmo que seja pouco e aos 30 com nosso amigo "juro composto" o formiguinha consegue um resultado realmente grande e faz seu bolo crescer exponencialmente, agora vamos avaliar uma situação inversa. Um cara com uma boa profissão tem um poder de aporte duas ou três vezes o salário do primeiro exemplo de 18, porem começou aportar tardiamente mesmo com um poder de fogo muito maior vai enfrentar alguma dificuldade para aumentar seus aportes violentamente!! Vivei na bonança até agora duvido que vá diminuir todo poder social para aportar violentamente. O aporte deve ser um habito!! Cultivamos este habito em nossa vida chegando a um ponto que ele fique automático ao contrario também acontece" consumismo"
    Digamos que indivíduo de profissão renomada aportou em poupança porque desconhece investimentos mais sofisticados o montante foi pouco por causa do estilo de vida nada frugal.
    O pobretão la do começo se esforçou e chegou nos 300k mesmo com base salarial baixa em comparação com um engenheiro ou médico!! chegou ao montante de 300k uma bela quantia. Digamos que um engenheiro percebe toda merda que fez em não aportar ou estudar finanças!! E até ele conseguir aportar esperar o fator tempo aumentar seu bolo mesmo com aportes vultosos...O garoto formiga dos aportes que esta a bastante tempo aportando já deve estar batendo seu primeiro milhão. O Fator tempo se for aliado um aporte do quilate de engenheiros ou médicos pode produzir monstros da rentabilidade. Depois dos 300 mil um fluxo de caixa começa ficar realmente espantoso: com estes valores em FII de gestão ativa consegue-se tirar algo em torno de 0,9% ao mês se valorizar muito sua cota você pode vender e tirar uma bolada de grana. Se objetivo for apenas fluxo de caixa você tira 2800 até 3000 ao mês. Agora imagina o garoto formiga aportando o valor anterior mais um fluxo de caixa de 3 mil!!. Fica realmente difícil profissões renomadas como médicos acompanhar sua rentabilidade depois desses valores de 300k" você enfatizou bem" depois dos 300k o fluxo de caixa que renda passiva gera realmente um padrão de semi IF. Para se atingir um nível alto fica realmente fácil!! Apenas se sacrifique mais alguns anos e coloque seu fluxo de caixa trabalhando com mais aportes violentos dando sangue novo, imagine aportes sanguinários de 8 mil ate 10 mil em um Mês. o que daria uma média de 100 mil por ano, agora imagine 100 mil entrando para o fluxo de caixa mensal dos FII. Realmente é um valor monstro.O Fisco ia entrar me parafuso!! kkk

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem. Bem, eu sempre odiei trabalhar ou fazer qualquer coisa por obrigação, mas nunca parei para refletir o que eu poderia fazer, de maneira prática, pra me livrar desse problema.
    O fato é que somos estimulados e aprendemos desde cedo que precisamos fazer uma faculdade, ter uma namorada, ter um emprego, casar, ter filhos... comprar, comprar e comprar... se aposentar e morrer.
    Nem todas as pessoas são convencionais e vão se sentir felizes com a vida que eu narrei, acho que é o nosso caso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas é adestrada, não verdadeiramente educada. E o pior, como dito no filme Matrix, se sente confortável assim.

      Excluir
  5. Eu comecei poupar aos 16. Hoje, falta pouco para os 20 anos e já me acostumei em poupar, é uma questão de hábito, pagar a si mesmo. Na sua opinião, além dos relacionamentos que abrem portas no mundo financeiro, social/amizades, Você acha interessante arrumar uma namorada desde cedo? Já imaginou encontrar uma garota nova que tenha uma mentalidade de investidora? Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tanto pode ser bom quanto pode ser ruim. Pode ser bom porque existem pessoas que lhe ajudam em seu caminho de diversas maneiras, seja com seu modo de agir, hábitos, conselhos, ou com relações que levem a fazer dinheiro efetivamente. Achar uma namorada com mentalidade investidora, com maturidade e que deseja progredir, é muito bom.
      Pode ser ruim porque, em geral, relacionamentos amorosos exigem gastos, tanto os casuais quanto os relacionados a execução de planos em conjunto que virão com o tempo.
      Essas coisas de achar a pessoa certa a gente não escolhe, ela simplesmente surge, pode ser aos 20, 30, 40 ou até no fim da vida, se surgir, considerando que encontrar a "pessoa certa" envolve questões pessoais suas além das da outra pessoa...
      Falando de maneira bem genérica, na sua idade, apenas é preferível buscar qualificação e desenvolvimento de uma mentalidade de poupador, e não se preocupar muito com o fato de namorar ou não. Se você não descuidar dos dois atributos que citei, é só administrar o resto com foco em ser feliz que a riqueza virá.
      Um abraço.

      Excluir